Publicado em 24 de Setembro de 2013

Dia da Árvore: plantio de espécies nativas dará novo bosque ao Aeroparque

Também foram doadas mudas prontas para o plantio aos moradores que passaram pelo parque
Em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmas), em parceria com o Nós Podemos Paranaguá, realizou, no sábado (21), o plantio de 21 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica numa área do Aeroparque. O objetivo é que as árvores venham a compor um novo bosque. Também foram doadas mudas de três espécies diferentes para quem quisesse plantar em casa.

O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Roque, explica a iniciativa. “É um ato de valorização da árvore e do bioma da Mata Atlântica. O novo bosque deve se chamar 21 de setembro, em referência a esse dia”, disse.

Segundo ele, a intenção é que ações como essa continuem durante todo o ano. “Vamos promover doação de mudas todos os dias do ano na sede da Semmas e, com certeza, nos próximos anos, no Dia Mundial da Árvore, faremos ações parecidas”, promete.

A proposição do nome será feita ao Legislativo pela vereadora Laryssa Castilho. “O secretário me pediu e vamos dar encaminhamento para aprovar o nome, bem como dar todo o apoio para iniciativas como essa”, salienta.

Dentre as espécies plantadas na ocasião e que comporão o novo bosque do Aeroparque estão mudas de árvores como Pau-ferro, Ipê-roxo, amarelo, vermelho e branco. Mudas de Palmito-Juçara, Fruta-do-Conde e Pitanga, prontas para plantio, também foram doadas à população.
Elisa Nakayama, moradora das proximidades do Aeroparque, apoiou a criação do bosque. “Verde é essencial para a cidade. Eu corro por aqui todas as manhãs e ter mais árvores significa uma qualidade de ar e de vida maior”, comenta.

Geovane Souza, estudante, também comentou a iniciativa. “Fiquei sabendo do evento pelo Nós Podemos Paranaguá e acho que é uma ação diferente. Não é mera entrega de folhetos, o que acaba onerando o meio ambiente. Mas sim a prática da conservação, com plantio de árvores e distribuição de mudas”, diz.

Jornalista: Marcos Silva