Influenza: vacinação ocorre em todas unidades básicas de saúde

Campanha reforça importância da imunização contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Gripe iniciou nesta segunda-feira, 25 e foram vacinadas aproximadamente 350 pessoas no primeiro dia da ação.

A campanha, que ocorrerá até 31 de maio, tem como objetivo vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para o dia 13 de abril.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

“Estamos otimistas com a campanha. Essa é uma ação importante e disponibilizamos as doses em todas as unidades básicas de saúde justamente para que o público preconizado pelo Ministério da Saúde possa se vacinar mais próximo de sua casa e se imunize contra essa doença que pode causar agravos sérios. A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações potencialmente graves. Encorajamos todos os que fazem parte desse grupo-alvo a se vacinar”, ressalta Cleonice Ferreira.

A gripe é uma doença respiratória infecciosa causada por vírus. Os sintomas podem variar de leves a graves e podem incluir febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. A vacinação é a melhor maneira de prevenir a doença.
A vacinação está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

> Encontre-nos no Facebook