Números de telefones inativos para ligações causam dificuldade de contato com pacientes

Equipe de monitoramento acompanha a pessoa que realizou o exame para Covid-19 durante o período de isolamento social que leva em média, 14 dias.

Todas as pessoas que realizam o exame para detecção da Covid-19 são procuradas para receber o resultado do exame e, quando positivo, são monitoradas por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde por um período de 14 dias aproximadamente. O monitoramento é importante para que o paciente relate quais são seus sintomas, sane dúvidas e receba orientações quanto ao isolamento social, entre outras. Contudo, a equipe encontra uma dificuldade que afeta o serviço orientativo: muitas vezes o número de telefone informado está desligado ou o paciente não atende as ligações.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, ocorre até mesmo de a equipe não conseguir transmitir a informação do resultado do exame ao cidadão. A pasta reforça que as pessoas que buscarem pela realização do exame, informem um contato que esteja ativo para que a equipe possa se comunicar com o paciente durante o período de monitoramento.

Para evitar que o contato não seja concluído, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que o paciente, se possível, informe no momento do exame, mais de um número de telefone que pode ser de um fixo ou de celular.