Hoje é o dia da luta mundial contra a tuberculose

Prefeitura de Paranaguá mantém um setor para atendimento a pacientes com tuberculose no Centro de Diagnóstico ‘João Paulo II’

Hoje, dia 24 de março, marca a data da Luta Mundial Contra a Tuberculose que é uma das doenças infecciosas que mais matou no mundo.

Atualmente, no Brasil, cerca de 80 mil casos novos e 5 mil óbitos decorrentes desta doença e o país ainda ocupa a posição de 22º no ranking de países com mais alta carga da doença.

A Prefeitura de Paranaguá mantém um setor dedicado ao atendimento de pacientes de tuberculose que fica no Centro de Diaagnóstico “João Paulo II”, que fica no bairro da Vila Divineia.

A tuberculose é causada pelo ‘Mycobacterium tuberculosis’ e quando a pessoa tem tosse por mais de duas semanas, emagrecimento, sudosere noturna, falta de apetite e cansaço intenso é bom procurar a unidade para fazer o diagnóstico e acompanhamento.

No setor de tuberculose são feitas consultas e todas as orientações do tratamento que, geralmente dura seis meses. Também são repassadas orientações sobre todos os exames que precisam ser feitos e onde fazer e informações de como usar corretamente o esquema terapêutico. Os pacientes são informados dos efeitos colaterais e são alertados a não interromper o tratamento.

De acordo com a coordenadora do setor, Jacqueline Blankenurg, o trabalho realizado em Paranaguá é referência para todos os municípios do Litoral no tratamento de casos de tuberculose que não se enquadram no esquema básico.

“Caso sinta todos estes sintomas ou alguns associados, o ideal é procurar uma unidade básica de saúde próxima de sua casa ou entrar em contato com o agente comunitário de saúde, fazer o exame de escarro que não dói, é rápido e totalmente gratuito”, disse Jacqueline.