Prefeitura de Paranaguá intensifica ações de saúde bucal nas escolas

Kits de saúde bucal são distribuídos aos alunos como parte do Programa Saúde na Escola

Na manhã desta terça-feira, 16, na Escola Municipal Manoel Viana, o prefeito Marcelo Roque, deu início à distribuição de kits de saúde bucal para os alunos da rede municipal de ensino.

“Esses kits são um componente essencial do nosso Programa Saúde na Escola e representam nosso compromisso contínuo com a saúde bucal dos nossos alunos. Um investimento de mais de R$ 56 mil, beneficiando crianças da rede municipal de ensino e adultos pelo Educação para Jovens e Adultos (EJA)”, ressalta Marcelo Roque.

Os kits, que incluem escovas, fio dental e creme dental fluoretado, serão distribuídos para os alunos da rede municipal, especialmente aqueles na faixa etária do programa, que são os estudantes entre 5 a 12 anos. Serão aproximadamente 8.200 alunos do programa, entre escolas urbanas, rurais e insulanas, beneficiados. Além deles, os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) também receberão o kit. Para o trimestre, serão entregues 12.200 kits para também atender os demais alunos da rede municipal de ensino.

“O Programa Saúde na Escola – Saúde Bucal é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, e tem como objetivo realizar levantamentos epidemiológicos, identificar a doença cárie, realizar encaminhamentos para a unidade básica de saúde caso necessário, além de prevenção à saúde bucal, bochechos com flúor, identificação precoce de problemas bucais e promoção da equidade no acesso à saúde bucal”, detalha a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Para a secretária municipal de Educação, Paula da Silva Inácio Pereira, o programa gera um impacto positivo na comunidade escolar. “A saúde bucal é uma parte essencial da saúde geral e do bem-estar de nossas crianças, inclusive para os estudantes da Educação para Jovens e Adultos. Com este programa e a entrega dos kits, estamos ajudando a garantir que nossos alunos tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para manter uma boa saúde bucal”, avalia.

O diretor de Odontologia, Wilson de Moraes, explica o funcionamento do programa na prática. “Nossos dentistas visitam as escolas em uma escala regular para realizar exames e procedimentos preventivos. Além disso, o Odontomóvel percorre os estabelecimentos de ensino municipais para a realização de exames e pequenos procedimentos preventivos, para a identificação e estabilização da doença cárie”, reforça. Ele também ressalta a importância da autorização dos pais ou responsáveis para a realização das avaliações e procedimentos.

“A escola vive pelos nossos alunos e essa parceria com a Saúde é muito importante. O estudo, com certeza é fundamental, mas com a saúde junto, é muito mais eficaz. Nós queremos nossas crianças saudáveis”, enfatiza a diretora da Escola Municipal Manoel Viana, Marilize Leal Alves Lima.

Participaram da entrega dos kits, os vereadores Júnior Leite e Luizinho Maranhão, secretários municipais, diretores e professores, alunos e veículos de comunicação.