Projeto Juca em Preditudes acontece nesta sexta-feira, 19

Projeto faz parte do Edital da Lei Paulo Gustavo, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e será apresentado na Praça Newton Deslandes, em frente a Igreja São Francisco das Chagas, com um show de 1h30 de duração.

Nesta sexta-feira, 19, a partir das 19h, acontece o espetáculo “Juca em Pretitudes” que é uma apresentação musical, com elementos teatrais, que narra histórias de vida através da perspectiva de Juca, um artista mambembe que realiza suas viagens em sua mente, através de reflexões sobre situações da vida cotidiana, e faz parte do edital da Lei Paulo Gustavo, lançado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur). A apresentação será na Praça Newton Deslandes, em frente a Igreja São Francisco das Chagas com 1h30 de duração

Vale destacar que a apresentação é dividida entre as performances musicais propriamente ditas e leitura de textos que trazem questionamentos sobre o protagonista de cada história abordada. Juca realiza essas leituras como quem lê um diário de viajante ou um diário de bordo.

O cantor parnanguara Wanderlem Silva, acompanhado pelos músicos Aline Vasconcelos (percussão), Diego Scremim (baixo) e Rodrigo Fernandes (teclas), interpreta Juca: uma personagem arlequim e mambembe que se autodeclara um viajante do mundo, no entanto, Juca é muito pobre, então sem ter como viajar fisicamente, ele alega que suas viagens são na sua mente, através de observações da vida cotidiana, da apreciação aos fazeres culturais (literatura, música, audiovisual, etc) e principalmente através das reflexões que faz sobre tudo isso.

Wanderlem Silva interpreta Juca, um artista mambembe que viaja através da imaginação e, através de performances musicais com elementos teatrais, narra histórias de vida através da sua perspectiva.

As músicas que compõe o repertório são aquelas que trazem em sua letra questionamentos sobre as vivências e realidades da comunidade negra e outras minorias, abordando temas como o racismo (como "A Carne" e "O Que Se Cala"), a homofobia a (como por exemplo "Não Recomendado" e "Geni e o Zepelim") e a xenofobia (como por exemplo a música "Cê Tem M na Cabeça" e "Caiçara").

Após o Espetáculo haverá uma Roda de Conversas com o artista.