Projeto “Os Africanos Daqui, Herança Ancestral” realiza oficinas de jongo gratuita em Paranaguá

O projeto foi aprovado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, lançado pela Secretaria de Cultura e Turismo.

O projeto “Os Africanos daqui, Herança Ancestral” foi produzido por Jakeline Taylor, coordenadora do coletivo afro parnanguara, e aprovado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, lançado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur) e está ofertando oficinas gratuitas de jongo para a população parnanguara.

Vale destacar que o jongo é uma dança de roda umbigada, e a as oficinas têm como objetivo ensinar e manter toda memória da cultura afrobrasileira e também movimentar toda cultura regional.

De acordo com Jakeline a ideia surgiu de sua paixão por essa dança ancestral.

“Conheci a dança do Jongo na minha cidade natal do Rio do Janeiro, lembro-me que em um ano no mês de novembro, conhecido por ser alusivo ao mês da consciência negra aconteceu um evento de roda de jongo embaixo do viaduto da Madureira (Negrão de Lima) no subúrbio do Rio, onde tem o baile Charme mais antigo da cidade”, explicou a idealizadora do projeto. “Este dia foi marcante, me senti atravessando décadas e me transformando em outro período no Brasil, onde celebravam a cultura africana em forma de resistência, memória e forças para continuar os dias difíceis em um período em que para os pretos era ainda pior que os de hoje”, continuou Jakeline.

Vale ressaltar que ass oficinas ocorrerão aos sábados (dias 20/04, 27/04 e 04/05) das 10h as 11:30h na Associação de Moradores do Nilson Neves, localizado na Rua das Hortências, 23 (atrás do corpo de bombeiros).

Os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/tKdmi3rGBxMchawU6 ou por telefone: (41) 98720-8337.

Serviço:

O projeto “Os Africanos Daqui, Herança Ancestral” é uma produção do Coletivo Afroparnanguara, com apoio da Bacuri - Comunicação, Consultoria e Produção e realização através do edital da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secultur, Ministério da Cultura, Governo Federal..