Embratur confirma aumento na circulação de turistas estrangeiros no Paraná

Um dos motivos para o crescimento está relacionado com a chegada de navios de cruzeiros em Paranaguá

O Paraná registrou, no primeiro trimestre deste ano, a entrada de 360 mil turistas estrangeiros, um aumento de 36,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 264 mil visitantes de outros países vieram ao estado. Somente no mês de março, o aumento foi de 74%, com 89 mil pessoas contra 51 mil no mesmo mês do ano passado. Os dados são de registros feitos pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.

Um dos motivos para esse crescimento está relacionado às políticas públicas e parcerias, como a chegada de navios de cruzeiros ao Estado através do Porto de Paranaguá.

Para a secretária Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Paranaguá Maria Plhatyn Torres, os atrativos de natureza têm chamado cada vez mais a atenção de turistas internacionais, além de uma boa campanha.

“Paranaguá criou uma demanda turística diferenciada nessa temporada com a vinda dos navios de passageiros. Claro, nós possuímos produtos turísticos incríveis que já são conhecidos mundialmente, como a Ilha do Mel, que é um dos indutores de turismo do Brasil, a nossa Baía, que é a quinta maior baía navegável do mundo com todas as suas diversidades, a sua beleza, com o seu receptivo, tem encantado turistas do mundo inteiro. Esses números só mostram a efetividade de uma boa campanha de promoção turística e dos avanços que fizemos ao longo da gestão em relação à infraestrutura e atrativos turísticos”, destacou a secretária.

Com relação à Ilha do Mel, o local se tornou ponto de passeio e parada de muitos passageiros e tripulantes dos navios MSC Lirica e MSC Música que aportaram no Porto de Paranaguá desde dezembro de 20023 até março de 2024. Os táxis náuticos foram bem utilizados para passar em volta da ilha e paradas estratégicas em pontos menos explorados.

A Baía de Paranaguá também é conhecida como uma das maiores e mais bem preservadas no mundo como destacou a secretária.

Quanto aos números, o Paraguai permanece na posição de país que mais enviou turistas ao Paraná nos três primeiros meses deste ano, com 165 mil. Em seguida, parecem Argentina, 97 mil, Estados Unidos, 13 mil e Chile, com 11 mil. Em março, o crescimento registrado foi de 74%. E janeiro e fevereiro deste ano superaram em 27%, os mesmos meses de 2023.