Terapia na natureza: Caps e Secretaria do Meio Ambiente se unem para promover saúde mental

Atividade é ideal para combater situações de ansiedade e estresse

Neste mês de abril, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deram início a um projeto de Horticultura que visa promover o desenvolvimento de habilidades sociais dos pacientes do Caps por meio do manuseio de diversas espécies de plantas.

Rafaela Soccio, Gerente de Saúde Mental da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), destaca que o objetivo é proporcionar aos pacientes uma atividade laboral que os faça planejar, articular, executar e acompanhar os resultados do plantio. “As oficinas semanais na Secretaria do Meio Ambiente permitem que os pacientes aprendam sobre comunicação, controle de impulsos, tomadas de decisões, reflexões sobre suas ações e cuidados com o meio ambiente”, detalha a psicóloga acrescentando que o projeto de Horticultura é um exemplo de como a interação com a natureza pode ser uma ferramenta poderosa no tratamento da saúde mental.

Diego Delfino, secretário municipal de Meio Ambiente, acrescenta que parcerias como essa são importantes para os pacientes. “É uma atividade ideal para combater situações de ansiedade e estresse e um bom aliado para aumentar a autoestima”, observa. Vários estudos demonstram que o contato com as plantas reduz os níveis de stress, baixa a pressão arterial, proporciona uma sensação de conforto e estabilidade psicológica, e até melhora o estado de humor.