Em primeiro dia de imunização 24 crianças recebem vacina contra dengue

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância de pais e responsáveis levarem seus filhos para vacinar

A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início a vacinação contra a dengue. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público preconizado pelo Ministério da Saúde, podem receber a vacina em três unidades básicas de saúde (UBS) estrategicamente localizadas na Vila Guarani (UBS Simão Aisenmann), na Ilha dos Valadares (UBS Emir Roth) e no Porto Seguro (UBS Maria Vargas Batista), das 8h às 17h.

Nesta segunda-feira, 6, primeiro dia da campanha, 24 crianças e adolescentes receberam a vacina, mas a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira, espera que esse número cresça nos próximos dias. “Temos vacinas suficientes e é fundamental que protejamos nossos jovens contra a dengue, por isso reforçamos aos pais e responsáveis que procurem uma das três unidades de saúde para iniciar a imunização desses jovens”, ressalta.

A vacinação contra a dengue consiste na aplicação de duas doses, administradas com um intervalo de 90 dias. É necessário que os pais ou responsáveis acompanhem as crianças ou adolescentes com um documento de identificação, a caderneta de vacinação e o Cartão SUS. Se o jovem já teve dengue, é preciso esperar seis meses após a infecção para se imunizar.

A vacina contra a dengue, que é capaz de gerar uma resposta imunológica contra os quatro sorotipos do vírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4), é uma ferramenta importante na luta contra a doença. Ela introduz no organismo um vírus atenuado, incapaz de causar a doença, preparando o sistema imunológico para uma possível infecção futura.