Reabertura de Ilha do Mel ocorre com todas as medidas de prevenção contra a Covid-19

Protocolos de segurança sanitária serão seguidos para evitar a disseminação do vírus

Diversas reuniões ocorreram para discutir a abertura da Ilha do Mel ao turismo. Medidas de prevenção, normas, entre outros critérios foram amplamente debatidos entre diversos setores para que o local turístico pudesse voltar a receber visitantes a partir de domingo, 20.

As reuniões contaram com a presença de representantes do Município, Estado, órgãos de Saúde e Segurança, entre outros. Apenas a Ilha do Mel permanece fechada até o momento enquanto as demais ilhas e parques nacionais já estão abertos à visitação.

Questões como coleta de resíduos, normas de higienização, distanciamento social, a utilização de um sistema com cadastro dos visitantes e serviços, barreiras sanitárias em Paranaguá e na ilha, entre outras medidas de prevenção contra a Covid-19 foram estudadas. Todos os protocolos de segurança sanitária serão seguidos para evitar a disseminação do vírus.

O protocolo foi apresentado e aprovado pelo Comitê Estadual de Situações em Emergência em Saúde Pública (COE) que definiu que a Ilha do Mel será reaberta no dia 20, domingo, com todas as medidas contidas no protocolo implementadas.

Além do cadastro e barreiras sanitárias, três barcos do Município atuarão junto com a Polícia Ambiental e o Batalhão da Polícia Militar na fiscalização por mar. A Secretaria Municipal de Saúde avalia que no ponto de vista epidemiológico, a abertura da Ilha é relevante para verificar como a epidemia irá reagir. Há duas Unidades Básicas de Saúde na Ilha do Mel, se houver a necessidade de uma pessoa fazer exame de Covid-19, o teste poderá ser feito na própria Ilha. Nesta semana, a equipe da saúde visitou as comunidades levando informações sobre a pandemia aos moradores, dicas de cuidados, higienização, distanciamento, utilização de máscara, entre outros.

Haverá ainda ambulância disponível no terminal de embarque no continente para se ocorrer a necessidade de deslocamento de paciente ao hospital ou UPA.

Também ocorrerá o aumento do efetivo policial com viaturas da Guarda Civil Municipal, guarda municipal no trapiche de Nova Brasília, de Encantadas e de Paranaguá. Policiais militares também auxiliarão na fiscalização concedidos pelo Estado. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) auxiliará também com cães no próximo domingo, 20 quando ocorrerá a reabertura, além de guardas municipais embarcados em Nova Brasília e em Encantadas.

Na próxima terça-feira, 22, haverá nova reunião com os moradores para ouvi-los e para sanar dúvidas.

Serão abertas ao turismo Encantadas, Fortaleza e Nova Brasília. A Ponta Oeste que conta com uma comunidade nativa de pescadores, continuará fechada para visitação.