Municípios, estados e a própria União devem aprofundar suas reflexões sobre a importância de políticas públicas estruturadoras na área socioambiental, evitando iniciativas que muitas vezes não apresentam os resultados esperados nas mudanças culturais necessárias ao enfrentamento das questões climáticas e demais desafios da atualidade.

O envolvimento de órgãos ambientais, dos diferentes níveis da federação, bem como da sociedade organizada, será fundamental para os resultados da Conferência e o enfrentamento das mudanças climáticas. Decisões participativas, transparentes e responsáveis são o melhor caminho para uma transição justa para uma economia de baixa emissão de carbono, com geração de emprego e renda. Em vez de agravar as grandes desigualdades de renda, gênero e raça no Brasil, a emergência climática deve encontrar um meio para superá-las.

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade única e necessária para darmos novo rumo ao Brasil, em direção ao desenvolvimento pleno de suas capacidades e atendimento das necessidades de seus habitantes, humanos e não humanos, seus ambientes, biomas e toda a cadeia de relações que se refletem na complexidade da questão ambiental. Participe da etapa municipal, mobilize sua localidade, organize conferências livres, acompanhe os trabalhos na Plataforma Brasil Participativo, acesse as plataformas e documentos apresentados e vamos, juntos, reconstruir um Brasil mais sustentável e mais justo.

  Passo a passo Organização

  Passo-a-passo Conferência Estadual

  Passo-a-passo Conferências Livres

  Passo-a-passo Conferências Municipais

  Perguntas Frequentes 5CNMA

Link de inscrição