O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) do município de Paranaguá/PR contempla informações gerais relativas ao município, metodologia e princípios adotados utilizados para a elaboração do PMAU e, o diagnóstico da arborização urbana de Paranaguá. O trabalho teve como objetivo instituir um instrumento de planejamento municipal para a implantação da política de plantio, preservação, manejo e substituição das árvores e, expansão da arborização urbana na cidade.

Este PMAU faz parte das condicionantes ambientais do Terminal de Contêineres de Paranaguá - TCP, em cumprimento ao Segundo Termo Aditivo do Termo de Compromisso celebrado entre a Prefeitura Municipal de Paranaguá e o TCP em 29 de dezembro de 2016. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) incluiu na Anuência Prévia Municipal 015/2016, emitida para qualificação das obras de expansão do terminal, a condicionante específica para elaboração do PMAU.

Desta forma, o TCP financiou a elaboração deste Plano e, conforme previsto no cronograma, no ano de 2019 foi dado início ao desenvolvimento do projeto junto com a In Natura Tecnologia e Soluções Ambientais, empresa consultora responsável pela elaboração do PMAU.

Na data de 18/08/2021 ocorreu a consulta pública(em meio virtual), que pode ser assistida clicando no banner abaixo:

O documento completo, revisado após a consulta pública pode ser visualizado clicando na imagem abaixo:

Na data de 21/09/2022, Dia da Árvore, houve uma solenidade na Praça dos Povos Árabes, onde foi sancionada a Lei nº 4.228/2022, que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) de Paranaguá.

A Lei nº 4.228/2022 pode ser visualizada clicando aqui

Atualmente o Plano Municipal de Arborização Urbana(PMAU) de Paranaguá, encontra-se em fase de aprovação junto ao Comite de Trabalho Interinstitucional para análise junto ao Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR)