Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá celebra os 377 anos da cidade com sessão solene especial

Evento do IHGP acontece no Teatro Isulpar e contará com homenagens a personalidades locais, apresentação do Coral Amigos da Música e premiação de concurso nacional de poesias


O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) realiza, nesta quinta-feira (17), às 19h, no Teatro Isulpar (Rua João Eugênio, 534, Costeira), a tradicional Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 377 anos da cidade de Paranaguá. Com o tema “Paranaguá, guardiã de nossa memória e berço de nossa cultura”, o evento celebra a história e identidade do município por meio de homenagens, música e poesia.

Durante a cerimônia, quatro mulheres que contribuíram significativamente para a educação e cultura local serão homenageadas: Maria Helena Mendes Nízio, Ivone Marques, Regina Vernalha e Terezinha Hamoud. As duas últimas também marcaram época como maestrinas dos corais Asa Branca e Amigos da Música, respectivamente, fortalecendo a tradição musical parnanguara.

A programação contempla também a cerimônia de premiação do 3º Concurso de Poesias do IHGP, que neste ano teve como tema “Paranaguá – Onde a saudade faz morada”. Foram 121 trabalhos inscritos, oriundos de diferentes estados do Brasil e até do exterior. Os cinco primeiros colocados receberão troféus e certificados, enquanto os demais participantes serão agraciados com certificados de participação. Duas poetisas de São Paulo também virão especialmente à cidade para prestigiar a solenidade.

O ponto alto da noite será a apresentação do Coral Amigos da Música, que retorna ao palco relembrando décadas de contribuição à vida cultural da cidade. A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, Simone Pereira de Mello, destaca que será uma noite emocionante e de resgate histórico. “Teremos lembranças de algumas décadas atrás, quando esse coral era um dos mais representativos da nossa cultura. É um momento de gratidão e reconhecimento à história viva de Paranaguá”, disse.

O orador da noite, Alessandro Pires Stanícia, também fará um discurso em homenagem aos 377 anos de Paranaguá, ressaltando a importância do IHGP na preservação da memória histórica do município.

> Encontre-nos no Facebook