13a Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá acontece neste mês na Ilha dos Valadares

Em torno de 20 grupos de fandango de vários estados participarão da festa que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No dia 26 de agosto inicia a 13ª edição da Festa do Fandango Caiçara na Ilha dos Valadares, que neste ano contará com a participação de 20 grupos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de sete grupos de Paranaguá. Vale salientar que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur) está apoiando o evento.

De acordo com a organização da festividade, acontecerão atividades paralelas, como oficinas nas escolas da rede pública de Paranaguá e o ponto auto será a reunião do Coletivo Nacional da Salvaguarda do Fandango Caiçara.

A Festa contará com oficinas de técnicas musicais e das danças do Fandango, o famoso “batido” dos tamancos de madeira e suas coreografias. Haverá ainda mesas de debate sobre os desafios da Salvaguarda do Fandango Caiçara e sobre Educação Popular e Saberes Tradicionais.

“Com o retorno gradativo dos eventos em Paranaguá, a décima terceira edição da Festa do Fandango Caiçara contará com a participação de mestres, artistas e apreciadores da cultura popular”, explica Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.

Vale destacar que além dos tradicionais bailes de Fandango, neste ano a “Feira dos Paladares”, com destaque para a culinária caiçara, onde serão servidos pratos tradicionais como o Barreado, Arroz Lambe-Lambe, Pirão de Peixe, Bolinho de Camarão, etc. E não faltarão as bebidas tradicionais do Fandango: Mãe Ca Filha, Cataia e Consertada. Haverá ainda uma feira de Artesanato Caiçara e venda de produtos agrícolas tradicionais.

SERVIÇO: 13a Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá
Quando: De 26 a 28 de agosto de 2022
Onde: Praça Cyro Abalem - Ilha dos Valadares - Paranaguá - Paraná
Horários: Feira Ilha dos Paladares - a partir das 11 da manhã.
Sexta-feira, 26/08 - 13h - Abertura com a presença de autoridades, apoiadores e fandangueiros
Apresentações de Fandango durante as tardes
Bailes de Fandango sexta e sábado a partir das 19 horas até raiar o dia!

Crédito fotos: Ivanovick