Assinado contrato de reforma e ampliação da passarela para a Ilha dos Valadares

O valor da obra é de mais de R$ 13 milhões e gerará maior acessibilidade aos moradores e visitantes

Na manhã deste sábado, 1º de outubro, o prefeito Marcelo Roque assinou o contrato de reforma e ampliação da passarela para a Ilha dos Valadares. O valor da obra é de mais de R$ 13 milhões.

“Este é um dia histórico para a Ilha dos Valadares e para Paranaguá. É o direito de ir e vir com maior qualidade e comodidade aos moradores e visitantes da nossa querida ilha. Temos pensado em todos os detalhes da nossa Ilha dos Valadares, iluminação, calçamento, pavimentação de suas ruas e agora também essa grande obra. É melhoria na qualidade de vida, de locomoção, é alegria para nossos moradores”, ressalta o prefeito Marcelo Roque durante a solenidade de assinatura ocorrida na lateral da atual passarela.

O presidente da Câmara municipal e morador na Ilha dos Valadares, Fábio Santos, não escondeu a emoção de contar com essa esperada melhoria. “Este é um dia muito especial. Além de todos os investimentos que temos vista acontecer na ilha com asfalto, calçamento, com o cuidado com a infraestrutura na ilha e a cada dia melhorando sua infraestrutura, agora teremos também uma passarela ampliada e reformada. É um sonho que está se realizando e a população merece”, salienta Fábio Santos.
Fábio Santos cita que, além das melhorias na infraestrutura, anteriormente, os moradores na Ilha também ficaram isentos de pagamento da balsa que faz a travessia para a localidade. “Antes, o morador para atravessar com seu veículo pela balsa duas vezes ao dia, gastava em média R$ 5 mil por ano. O prefeito Marcelo Roque isentou esse pagamento a quem reside

A obra
A Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto foi construída na década de 1990 com largura de 2,55 m, sendo o único acesso terrestre que ligava a parte continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares. Com o aumento da população, em maio de 2003 foi inaugurada sua ampliação lateral totalizando 4,75 m. Já em 2018, foi executada uma obra de reforço das estacas de fundação. Em 2020, foi realizada outra obra para o reforço estrutural das lajes do tabuleiro e das vigas longarinas da passarela com fibras de carbono. Em 2021 foram contratados estudos e projetos para recuperação e ampliação da Passarela e agora, em 2022 será realizada obra de Revitalização e Ampliação da Passarela.

Para recuperação da passarela serão realizados serviços preliminares; administração local; interferências; remoção e instalação de aparelhos de apoio; tratamento de armaduras e recomposição de concreto; tratamento de fissuras e trincas; recuperação de concreto segregado; inclusão de sistema de drenagem; instalação de juntas de dilatação e reparos no piso; instalação de revestimentos protetores contra altas temperaturas; recomposição dos gabiões; recomposição e complementação do guarda-corpo; recuperação de concreto com cloretos e serviços complementares.

Para ampliação da passarela serão realizados serviços preliminares; administração local; interferências; obra de arte especial; pavimentação; urbanização; sinalização; paisagismo; instalações elétricas e serviços complementares. O prazo de execução da obra é de 540 dias com valor total do investimento de R$ 13.475.231,98.