Caminhos do Peabiru terá como ponto de partida Paranaguá

Ilha da Cotinga fará parte da maior trilha em curso ao longo das Américas

Durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foi realizado o lançamento do projeto Caminhos do Peabiru. Paranaguá fará parte do resgate da importante trilha histórica que percorre 86 municípios e 29 distritos administrativos. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, e a superintendente de fomento e incentivo à cultura, Aline Pschera, participaram do momento.

“A Ilha da Cotinga será o portal de início no Paraná, da maior trilha de longo curso das Américas, que soma-se em mais um produto turístico que impulsiona a nossa cidade. O projeto vai resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha”, destacou a secretária.

Quem explanou sobre o assunto foi a gerente de projetos da Paraná Projetos, do Governo do Estado, Tyeme Bando. O Caminho do Peabiru conta com um trecho de 1.550 quilômetros de extensão em espaços ramificados que vão de Paranaguá a Peabiru, de Peabiru a Foz do Iguaçu e de Peabiru a Guaíra.

SOBRE OS CAMINHOS

Os caminhos do Peabiru fazem parte da milenar rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando o Brasil, passando por Paraná, São Paulo e Santa Catarina e Paraguai, Bolívia e Peru. A região conta com vestígios arqueológicos que ultrapassam 3 mil quilômetros, carregados de histórias, lendas e aventuras.

O percurso histórico, criado pelos índios guaranis, integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas) do governo federal e foi declarado Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial Paranaense a Rota Transcontinental Caminhos do Peabiru.

As rotas sinalizadas pelo projeto vão estimular a economia criativa, atrair turistas nacionais e internacionais, incrementar as redes de restaurantes, pousadas, hotéis, artesanato e o comércio local; estimular a saúde pelo contato com a natureza, jogos, caminhadas, cavalgadas, dentre outros eventos, inclusive, divulgação dos pratos típicos.


> Encontre-nos no Facebook