Fórum de Turismo Religioso acontecerá em Paranaguá

Parceria foi firmada durante o Festival das Cataratas

Paranaguá foi confirmada como sede do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, marcado para março de 2023. Uma parceria entre o Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná foi celebrada nesta sexta-feira, 2, durante o Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu.

O município tem forte vocação no segmento, visto que conta com o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. Além disso, Paranaguá conta com igrejas históricas e pluralidade religiosa.

Segundo o coordenador-geral do GT de Turismo Religioso, Eliseu Rocha, desde o início dos trabalhos, em 2020, o segmento religioso tem se consolidado como um dos principais focos do Estado. “É muito importante realizarmos este encontro dentro do FIT das Cataratas, que é um evento consolidado, trazendo o segmento do turismo religioso para Foz do Iguaçu, onde vemos comunidades de religião católica, budista e as mesquitas trabalhando juntas”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, disse estar na expectativa para receber o evento no próximo ano. “O turismo religioso está em crescimento constante e discutir as demandas desse segmento é necessário”, comentou.

Criado em 2020, o GT de Turismo Religioso tem o objetivo de fomentar e ajudar na estruturação do segmento, contribuindo no treinamento das equipes turísticas e na troca de experiências de locais já consolidados. Foram inseridas quatro matrizes religiosas no escopo do grupo – Oriental, Indígena, Africana e Ocidental – para garantir que diversas doutrinas fossem exploradas.

Segundo um estudo da Paraná Turismo concluído em 2020 em parceria com o Sebrae-PR, o turismo religioso é o terceiro segmento mais movimentado do Paraná, representando 25% dos pontos de atrativos do Estado. São cerca de 300 pontos de interesse mapeados entre igrejas e santuários, festas religiosas e romarias.

> Encontre-nos no Facebook