Fórum Paranaense de Turismo Religioso movimentou o Complexo Mega Rocio nesta semana

O evento serviu para troca de experiências e conhecimentos entre especialistas, além de contribuir para a qualificação deste segmento, o fórum busca valorizar o patrimônio histórico-cultural e fomentar a economia.

Paranaguá foi sede da 5ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, e durante três dias, aconteceram trocas de experiências e conhecimento dos profissionais do setor, onde aconteceram debates e a realização da feira de produtos regionais com artesanato religioso das 19 regiões turísticas do Paraná.

Vale ressaltar que durante o evento também foram realizados ‘pitchs’ do turismo religioso no Paraná. Lembrando que ‘pitch’ é uma apresentação curta e direta sobre uma empresa ou projeto.

Na tarde de quinta-feira, 16, aconteceram palestras e manhã de sexta-feira, 17, foram apresentados pitchs do Caminho do Monge - Monge do Tenente , com Marcio Assad; do Santuário da Divina Misericórdia de Curitiba com o Padre Francisco Anchieta, entre outros.

Destaca-se que a troca de experiências foi estendida com apresentação feita pelo Sesc Paraná com o tema ‘Conheça seu Atrativo Religioso’, por Augusto Zortea e apresentação das opções de passeios dos receptivos locais e visitação à feira de produtos locais.

O evento teve como objetivo contribuir para a qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local.

O setor do turismo representa 25% dos atrativos neste segmento, sendo o terceiro em número de atrativos, entre templos religiosos, rotas de peregrinação e outros patrimônios religiosos.
Durante o último dia foi apresentado o case nacional que é a Igreja do Bonfim, na Bahia pelo padre Edison Menezes da Silva e um case internacional que é o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no México, pelo padre Juan Castillo.

> Encontre-nos no Facebook