Audiência Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc é realizada em Paranaguá

Objetivo é promover diálogo sobre as aplicações da lei de fomento à cultura no Paraná

Foi realizada a Audiência Pública de Paranaguá, representando a macrorregião Litoral, sobre as aplicações da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura no Paraná.

O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em consonância com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, PNAB, instituída pela Lei Federal n.º 14.399/2022.

O objetivo principal da audiência foi de promover um diálogo aberto e democrático entre o Governo do Estado do Paraná e a sociedade civil, buscando a construção coletiva do Plano Anual de Aplicação de Recursos. Por meio deste processo, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná assegura a correta aplicação dos recursos destinados ao fomento cultural, garantindo transparência, eficiência e promovendo descentralização e diversificação da política cultural.

Participaram do evento o Agente Regional de Cultura da Região Macrorregião Curitiba e Litoral - Leonardo Franceschi Ferreira; a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Ângela Plahtyn Torres; o Diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura - André Avelino; a Coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura, Laura Haddad; entre outras autoridades.

“Este é um momento único para unir forças, compartilhar ideias e construir um futuro mais promissor para a cultura no Litoral do Paraná”, destacou a secretária, Maria Plahtyn.

Foram debatidos temas como qualificação de produtores, de artistas e técnicos no audiovisual, entre outras áreas, além da qualificação dos espectadores.

Também foram discutidos assuntos como os editais de fomento, caminhos de arte e cinema na praça, Paraná Festivais, Cultura Viva e Preservação de Patrimônio Cultural

A audiência Pública foi realizada na Estação Ferroviária de Paranaguá.