Gestores de cultura das cidades do litoral participaram de reunião on-line nesta semana

O objetivo do encontro virtual foi a troca de ideias, experiências e com novas gestões em alguns municípios, apresentação dos novos gestores culturais.

Nesta semana, o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Moreira de Camargo, participou de um encontro virtual com os gestores culturais dos municípios do litoral. O objetivo foi a troca de ideias, experiências frente a área, assim como a apresentação dos novos diretores e secretários, devido as novas gestões que se iniciaram em janeiro deste ano.

Durante o bate-papo virtual, foram apresentados os trabalhos que já estão em andamento, assim como o aprimoramento de projetos já existentes e a implantação de novos programas e projetos para atender os agentes culturais, já que as pessoas estão vivendo uma nova realidade, devido à pandemia do covid-19.

"Estamos trabalhando com determinação e afinco, com o prefeito Marcelo Roque para atender os agentes culturais de nossa cidade. Aprimoramos o programa Cultura na Rede para atender da melhor maneira possível, àqueles que trabalham com cultura em Paranaguá", explicou o secretário Harrison.
Vale salientar que o secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá participa do Conselho de Cultura do Paraná, como conselheiro, (governamental) da macro-região do Litoral, reapresentando às sete cidades litorâneas, levando às reuniões e encontros os desejos e anseios, assim como as necessidades dos agentes culturais da região do litoral do Paraná.

Conselho Estadual de Cultura
O Conselho Estadual de Cultura foi implantado pela Lei 17.063/12, e é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura – SEEC, composto paritariamente por 36 representantes da sociedade civil e do poder público, que tem por finalidade a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura do Paraná.

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.