Rua Conselheiro Sinimbú foi palco do Som de Outono: Especial Janela do Choro

Evento que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, foi alusivo ao Dia Nacional do Choro e aniversário de Pixinguinha, famoso cantor brasileiro

O choro, ou chorinho,é um gênero musical brasileiro de grande importância para a identidade cultural do país e é uma manifestação artística que reflete a história e as tradições do povo brasileiro, sendo reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. Além disso, o choro contribuiu para o desenvolvimento de outros estilos musicais, como a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira (MPB).

Lembrando que o Choro é um gênero musical de grande importância cultural, que contribui para a identidade brasileira, promove a conexão social e influencia o desenvolvimento de outros estilos musicais, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, firmou parceria para realizar o Som de Outono – Especial Janela do Choro com o Espaço Cultural Mattar Leister na última quarta-feira, 23, na Rua Conselheiro Sinimbu que ficou lotada.

Artistas de Paranaguá participaram do evento que fez parte do Som de Outono e contou com o choro caiçara, com o grupo de seresta da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), das cantoras Marinez Costa e Debora Tutschke, entre diversos artistas.

Renan Mattar Leister destacou que, “sou músico há muitos anos e o que eu posso dizer é que o Choro é genuinamente brasileiro e que depois dele vieram outros gêneros musicais como o samba, o baião, entre outros. Muito importante a parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico para fomentar e difundir a cultura através desse gênero musical de extrema importância para o Brasil”.

Leister ainda salientou a importância das crianças, jovens, adultos e dos idosos, “eu tenho uma aluna de 85 anos e não tem idade para começar a tocar um instrumento e a criar memórias afetivas na música”.

O secretário da pasta, Ivan Lapolli Filho discorreu sobre a importância do evento, “o objetivo da administração do prefeito Adriano Ramos é interação com a comunidade, através do engajamento entre a população e a cultura, levando os eventos para os quatro cantos da cidade. E o evento Janela do Choro, que fez parte do Som de Outono foi maravilhoso, nossa intenção é fazer o som da estação a cada quinze dias e mostrar a população os grandes artistas que temos em Paranaguá, além de levar boa música de diversos gêneros a todos os bairros da cidade, fomentando a cultura”.

Davi Bornancin de 12 anos é aluno do Centro Cultural Mattar Leister e explicou que antes de tocas vilão, se aventurava no som das baquetas. “Antes eu tocava bateria e hoje toco violão e esse evento é muito legal e sempre digo para os meus amigos como é bom tocar um instrumento”.

O cineasta Márcio Branco que esteve prestigiando o Janela do Choro disse que, “um evento como este que aconteceu na última quarta-feira é muito importante e gratificante. Paranaguá tem grandes cenários naturais, além de ótimos artistas e músicos”.

A secretária de Planejamento Vânia Fóes, destacou que, “estava na hora da nossa cultura ser valorizada e com a participação da população, nos espaços públicos como foi nesta noite”.

Fotos: Ceres Martins.

> Encontre-nos no Facebook