Prefeitura de Paranaguá alinha ações com moradores da Prainha Ponta de Ubá para fortalecer o turismo local

Encontro tratou de demandas como saneamento, limpeza da praia, coleta de lixo e preparação para a Caminhada Caiçara


A administração municipal promoveu, neste sábado (26), um encontro com a comunidade da Prainha Ponta de Ubá, em Paranaguá, para discutir demandas prioritárias e planejar iniciativas de fortalecimento do turismo na região. A reunião contou com a participação de representantes da prefeitura, da Câmara e líderes comunitários.

Durante a discussão, foram priorizadas ações que visam trazer benefícios diretos aos moradores. Um dos temas centrais foi a organização da tradicional Caminhada Caiçara, agendada para o dia 1º de junho, com um percurso de 12 quilômetros ligando Ubá e Piaçaguera.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura (Semdesp), Márcio Luis Pedrero Vega destacou a importância da demarcação e limpeza das trilhas para garantir uma experiência positiva aos visitantes. "A beleza e o acolhimento desta comunidade, com suas pousadas e restaurantes, possuem um grande potencial turístico. A gestão municipal reconhece o valor de todas as comunidades pesqueiras, e Ubá é uma joia do nosso litoral", ressaltou o representante da prefeitura.

Questões essenciais como o tratamento de esgoto, o cuidado com a qualidade da água, a limpeza da orla e a coleta de resíduos também foram pauta do encontro. Foi informado que está em desenvolvimento um projeto para a implementação de um sistema automatizado de tratamento de água, idealizado por técnicos da administração municipal, que beneficiará diversas comunidades pesqueiras, incluindo a Prainha Ponta de Ubá.

O secretário da pasta também enfatizou a colaboração entre diferentes secretarias para atender às necessidades da comunidade. Foram mencionadas as manutenções em andamento nas escolas locais, realizadas pela Secretaria de Educação, e planos futuros para a implantação de equipamentos como a Cozinha Comunitária e o Centro de Atendimento à Saúde. "O objetivo da gestão é impulsionar os pontos fortes de cada comunidade, oferecendo serviços de qualidade e fomentando o desenvolvimento do turismo local", afirmou.

O presidente da Associação de Moradores, Edison Fernandes Maciel, considerou a reunião um passo importante e expressou a expectativa da comunidade em ver os projetos concretizados. "Estamos iniciando um novo ciclo na associação e esperamos avanços como a cozinha comunitária, a manutenção das áreas públicas, a limpeza das trilhas e do canal de acesso, promovendo um turismo que respeite o meio ambiente", declarou, celebrando também a confirmação da Caminhada Caiçara e o apoio da nova gestão.

> Encontre-nos no Facebook