Paranaguá mobilizada em defesa dos trabalhadores portuários autônomos
Prefeitura, sindicatos e representantes políticos articulam ações contra o PL 733/2025 que ameaça a exclusividade da mão de obra dos TPAs nos portos brasileiros
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, acompanhado da vice-prefeita Fabiana Parro e de representantes sindicais, esteve nesta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde foram recebidos pela deputada estadual Flávia Francischini e pelo deputado federal Felipe Francischini. Durante o encontro, foram discutidas estratégias de mobilização contra o Projeto de Lei 733/2025, que tramita no Congresso Nacional e visa acabar com a exclusividade da mão de obra dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). O deputado Felipe Francischini apresentou 34 emendas ao projeto, buscando minimizar os impactos negativos para a categoria.
Adriano reafirmou o compromisso da gestão municipal. “Agradecemos o apoio dos deputados e reafirmamos nosso compromisso com os trabalhadores portuários avulsos da nossa cidade. Não podemos concordar com esse retrocesso”, enfatizou o prefeito.
A deputada Flávia Francischini também tem se destacado na defesa dos trabalhadores portuários, propondo a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, com o objetivo de debater os impactos do projeto. “Pretendemos promover essas audiências aqui na Assembleia, em Brasília e também em Paranaguá, para envolvermos os demais deputados nessa mobilização, pois sabemos da importância do nosso porto e dos trabalhadores portuários”, destacou a parlamentar.
Felipe Francischini reforçou seu compromisso com os TPAs, informando que será membro da Comissão Especial dos Portos e que atuará de forma firme em defesa dos trabalhadores. O deputado agradeceu o apoio da Prefeitura de Paranaguá, que vem liderando as articulações junto aos sindicatos.
Também participaram do encontro o representando a Federação Nacional dos Estivadores, Everson Leite de Farias; o presidente do Sindicato dos Conferentes e vice-presidente da Frente Intersindical de Paranaguá, José Eduardo Antunes, Eliel Teodoro dos Santos, presidente do Sindicato dos Arrumadores; Marcos Ventura Alves, presidente do Sindicato dos Vigias Portuários e o chefe de gabinete da Prefeitura, André Ferruci.
> Encontre-nos no Facebook