Procon atua na defesa do consumidor e promove mediação de conflitos em Paranaguá

Trabalhar para garantir direitos, orientar e fortalecer a relação entre consumidores e empresas é exigência da Secretaria Municipal de Administração

O Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor), Centro de Paranaguá, desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos de quem consome qualquer produto e se sente lesado em seus direitos. Subordinado à Secretaria de Administração da Prefeitura, atende ao público no Terminal Urbano.
“Trabalhamos no recebimento, na análise e no registro de reclamações de consumidores sobre abusos praticados por funcionários, direitos do consumidor e encaminhamos os casos para a conciliação entre consumidor e empresa”, explica a superintendente Ângela Gabriel Mendes,
Essa atuação busca facilitar a resolução de problemas, promovendo um diálogo direto entre as partes envolvidas. Quando alguém tem uma queixa, o procedimento costuma começar com o cadastro da denúncia, que pode ser feito presencialmente na sede do órgão, por telefone ou por plataformas digitais. “Quanto mais tivermos condições para atender a população, mais estaremos atendendo a determinação do prefeito Adriano Ramos, que deseja o Procon mais eficiente”, diz o secretário de Administração, Amílcar Pacheco dos Santos.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO
Quando é procurado, o Procon designa um agente público que avalia a demanda, tenta mediar uma solução e promover uma conciliação que seja justa, respeitando as leis. Caso essa tentativa não seja bem-sucedida, o consumidor recebe orientações sobre os próximos passos, incluindo recorrer a instâncias superiores ou buscar outras formas de resolver a questão.
As reclamações mais comuns envolvem cobranças indevidas, atrasos na entrega de produtos ou serviços, má qualidade ou publicidade enganosa. O órgão encaminha essas demandas às empresas na esperança de uma resolução rápida e direta. Quando necessário, o Procon também pode aplicar sanções ou orientar o consumidor sobre seus direitos, além de acompanhar o andamento de cada caso para garantir que tudo seja resolvido de forma adequada.

Para fortalecer a relação de confiança e conhecimento, o Procon realiza ações educativas, como palestras, campanhas informativas, distribuição de materiais e atendimentos orientativos. Essas iniciativas ajudam a esclarecer os direitos do consumidor, explicar como fazer uma reclamação e incentivar boas práticas de consumo, promovendo uma relação mais transparente e justa entre consumidores e empresas.

O órgão também trabalha em parceria com associações de consumidores, entidades de defesa do consumidor, órgãos municipais e estaduais, formando uma rede que potencializa a proteção ao cidadão. Essas parcerias ampliam o alcance das ações educativas, fortalecem a fiscalização e facilitam a resolução de conflitos, garantindo uma atuação mais eficiente na cidade.

NA PRÁTICA: A importância do trabalho do Procon fica evidente no caso de Marilene do Carmo, aposentada de 64 anos. Ela procurou o órgão na semana passada para resolver um problema com um boleto de pagamento de uma moto que ela comprou para o neto. “Estou com esse problema e não vejo a hora de resolver! A gente fica com uma agonia muito grande”, comentou ela, demonstrando a ansiedade de quem busca uma solução rápida.
Outro exemplo é do morador do Parque São João, de 59 anos que não quis se identificar. Ele comprou uma bicicleta há alguns meses, mas vem enfrentando um problema recorrente: a corrente da bike fica caindo toda hora. “Já troquei várias vezes, mas o problema continua. A corrente simplesmente não fica no lugar, e isso atrapalha bastante o meu para chegar no trabalho”, relata ele. O consumidor tentou resolver diretamente com a loja, mas sem sucesso, e agora busca orientação para saber como proceder.

Os serviços do Procon estão disponíveis para toda a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h. A sede fica em uma sala do Terminal Urbano, na Avenida Almirante Maximiliano da Fonseca, bairro João Gualberto. Quem precisa de ajuda ou orientação, deve procurar o órgão. Ele existe para garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados e que o consumidor tenha uma relação mais justa com as empresas.

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