Paranaguá participa da 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo fim da violência contra a mulher

A Semmu tem um papel fundamental na mobilização das mulheres e na luta por políticas públicas que combatam índices alarmantes


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria da Mulher (Semmu), realizou, ao meio-dia desta terça-feira (22), a 3ª Caminhada do Meio-Dia, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A ação integra a campanha estadual “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”, mobilizando diversos setores da sociedade em prol da luta contra todas as formas de violência contra a mulher. A caminhada ocorreu pelas ruas do Centro Histórico da cidade.

O prefeito Adriano Ramos e a vice-prefeita Fabiana Parro estiveram presentes, caminhando ao lado de representantes do poder público e da sociedade civil. A secretária da Mulher, Daiane Christakis Ávila, liderou a caminhada acompanhada de sua equipe, da secretária de Educação e Ensino Integral (Semedi), Fabíola Soares Arcega, da secretária de Serviços Urbanos (Semsu), Chris Rosa, da secretária de Inclusão (Semi), Isabele Dias, e do secretário de Esporte e Juventude (Sespor), Sílvio Lucas.

A Câmara Municipal foi representada pelas vereadoras Tenile Xavier e Mari Leite. Também participaram representantes da Polícia Civil e Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM), além de organizações não governamentais ligadas à proteção dos direitos das mulheres.

Durante o evento, o prefeito Adriano Ramos destacou a importância de ações públicas que visibilizem o enfrentamento à violência. “Nós somos contra qualquer tipo de violência contra a mulher — patrimonial, física, sexual, psicológica. A Prefeitura tem o dever de levar esse debate às ruas e mostrar, por meio de iniciativas como esta, que estamos comprometidos com a valorização da mulher e com o combate à violência. Temos muitas mulheres atuando com competência em nossa administração, e essa caminhada reforça que estamos juntos nesta luta”, afirmou.

A vice-prefeita Fabiana Parro reforçou a necessidade de ações constantes e da união feminina. “É uma caminhada de extrema importância. Ver tantas mulheres juntas reforça que não podemos mais tolerar nenhum tipo de violência. Muitas vezes, a mulher nem percebe que está sofrendo violência psicológica, por isso é tão importante esse diálogo. Estar na vice-prefeitura e ser vista por outras mulheres mostra que somos capazes de ocupar qualquer espaço. Esta ação representa também a nossa voz em defesa dos nossos direitos".

A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Matsuko Barbosa, também se manifestou. “O feminicídio é o ponto final de uma série de violências que começam muito antes. A Semmu tem um papel fundamental na mobilização das mulheres e na luta por políticas públicas que combatam esses índices alarmantes".

O delegado do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Emmanuel Brandão, destacou o trabalho da Polícia Civil na proteção das vítimas. “Temos atuado de forma efetiva no combate à violência contra a mulher, com atendimento 24 horas para solicitações de medidas protetivas, mutirões para agilizar inquéritos e ações de conscientização em escolas. Denunciar é fundamental", definiu.

A delegada Maluhá Soares reforçou a importância do engajamento coletivo. “A responsabilidade não é apenas das instituições. Parentes, vizinhos, toda a sociedade precisa estar atenta. Atendemos 365 dias por ano, acompanhamos medidas protetivas de urgência, e ações como essa ajudam a alertar e prevenir", disse.

A secretária Daiane Christakis Ávila encerrou reforçando o papel da Semmu. “Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semipi, com adesão dos municípios. Em Paranaguá, trabalhamos não apenas na prevenção e no combate à violência, mas também na superação dela, com acolhimento, capacitações e incentivo ao empreendedorismo feminino. Essa data nos lembra que ainda há mulheres morrendo por conta da violência, e é nosso dever mudar essa realidade”, finalizou.

> Encontre-nos no Facebook