UBS na Ilha dos Valadares realiza ação especial do Outubro Rosa

Evento levou atendimento ampliado, exames preventivos e orientações sobre câncer de mama e do colo do útero


Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Paranaguá promove a campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama e, no Brasil, também sobre o câncer do colo do útero.

Dentro da programação, a Unidade de Saúde Emir Roth, localizada no antigo Campo do Mingão, na Vila Bela, Ilha dos Valadares, realizou uma ação especial voltada ao público feminino.
A atividade teve como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce e contou com diversos parceiros, como a Secretaria da Mulher, Cras, PAN e o Instituto Peito Aberto. Segundo a supervisora da UBS, Maria Elisa Samways Valinas Assunção, a unidade estendeu seu horário de atendimento até às 21h para garantir que mais mulheres pudessem participar.
"Queremos sensibilizar as mulheres a realizarem seus exames preventivos, tirarem dúvidas sobre doenças e aproveitarem a feira com roupas do Ponto de Atendimento à Mulher (PAM)", explicou.

Atendimentos
A UBS Emir Roth oferece atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exames laboratoriais, testes rápidos, exames preventivos e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas como hipertensão e diabetes. A campanha Outubro Rosa é um marco na luta contra o câncer ginecológico, especialmente o de mama, ovário e colo do útero.

Cláudia Xavier, voluntária e paciente do Instituto Peito Aberto, destacou a importância do autoconhecimento corporal.

“O toque é essencial. Muitas mulheres têm vergonha, mas é ele que pode salvar vidas. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais leve e eficaz”, afirmou.
Representantes do Cras também participaram oferecendo orientações sobre benefícios sociais, oficinas e programas disponíveis na região. A assistente social Málini Ilair Costa da Silveira ressaltou que a procura pelos serviços é intensa na Ilha dos Valadares.
A procuradora especial da mulher, Dra. Alessandra Maria de Souza Santana, destacou a atuação conjunta da saúde e da assistência jurídica na ação. "É um evento completo, que trata da saúde da mulher e também dos seus direitos, inclusive com orientações jurídicas para casos de violência ou outras demandas civis", declarou.
A enfermeira Ruana Maria Zanotto, responsável pela área 4, informou que além dos exames preventivos, foram ofertados testes rápidos, requisições para mamografia e atualização vacinal. "Apesar da chuva pela manhã, o movimento aumentou à tarde e deve ser ainda maior à noite", disse.
Ela destacou que, embora os serviços estejam disponíveis o ano todo, o mês de outubro registra um aumento expressivo na procura. “O Outubro Rosa é um marco, e ações como essa ajudam a salvar vidas”, completou.

> Encontre-nos no Facebook