É falso que as obras de praça do município foram finalizadas com investimento do Banco Santander

De acordo com o município, toda a intervenção foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá e da empresa  Louis Dreyfus, mediante ação compensatória, e não pelo Santander

A Prefeitura de Paranaguá esclarece que é falsa a informação que circula nas redes sociais atribuindo ao Banco Santander o investimento e a finalização das obras da praça, localizada em frente à agência bancária Santander, no Centro da cidade.

De acordo com o município, toda a intervenção foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá e da empresa  Louis Dreyfus, mediante ação compensatória, não havendo qualquer aporte financeiro por parte da instituição bancária. A obra integra o planejamento urbano municipal e faz parte das ações de mobilidade, infraestrutura e requalificação de espaços públicos.

A secretária municipal de Planejamento e Gestão, Vania Foes, explica que o objetivo das obras no local foi aumentar a segurança e o atrativo da região. E que as obras não tiveram investimento do banco. “A calçada foi ampliada para dar mais segurança aos pedestres. O espaço ganha bancos, vegetação e iluminação, com um novo paisagismo”, explicou.

A requalificação também prevê a ampliação do número de vagas de estacionamento. “Nosso objetivo é atrair a população, sejam visitantes, usuários ou moradores, para nosso Centro Histórico, não só para compras, mas para passeios e pontos de conversa, evitando a degradação que ocorreu em muitos centros históricos pelo Brasil”, complementou a secretária.

O projeto da praça foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, enquanto a execução e a fiscalização ficaram sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, em um trabalho conjunto da gestão municipal, seguindo os trâmites legais e administrativos.

A administração municipal reforça a importância de a população buscar informações em canais oficiais antes de compartilhar conteúdos não verificados. Segundo a Prefeitura, a disseminação de informações falsas gera desinformação e pode causar prejuízos à compreensão das ações públicas.

A Prefeitura de Paranaguá reafirma o compromisso com a transparência e com a correta divulgação das informações relacionadas às obras e investimentos realizados no município.

Configurações de crimes
No Brasil, o Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra. 

Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.
Difamação: Difamar, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.
Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa.

Paranaguá Contra Fake News

Nos próximos dias, a Prefeitura de Paranaguá lançará oficialmente o Programa "Paranaguá Contra Fake News", uma ferramenta que busca trabalhar com a educação midiática para orientar a população sobre como identificar, prevenir e enfrentar a circulação de notícias falsas no dia a dia. 
A iniciativa reforça o compromisso do município com a transparência, a informação responsável e a proteção da comunidade diante dos impactos da desinformação e ressalta ainda, a importância de a população buscar fontes confiáveis e veículos de comunicação oficiais para se informar.
> Encontre-nos no Facebook