SIPAT reforça prevenção e cuidado com os servidores municipais

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho promove ações itinerantes em diferentes setores da Prefeitura de Paranaguá


A Prefeitura de Paranaguá realiza, até o dia 29 de maio, mais uma edição da SIPAT — Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho — com uma programação voltada à conscientização, à prevenção e à promoção da segurança no ambiente de trabalho.

Com o tema “Segurança não é opcional, é Essencial”, a SIPAT deste ano tem como proposta ampliar o diálogo com os servidores municipais por meio de uma programação itinerante, realizada de segunda a quinta-feira em diferentes secretarias e setores da administração pública. A iniciativa busca alcançar o maior número possível de colaboradores, levando orientações e informações diretamente aos ambientes de trabalho.

Promovida pela CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidente e Assédio — Gestão 2024/2026, a ação tem como principal objetivo estabelecer uma conversa direta com os colaboradores da Prefeitura, reforçando a importância da prevenção, da segurança e do cuidado no ambiente profissional.

Durante as atividades, estão sendo abordados temas como os diferentes tipos de acidentes de trabalho, a importância da emissão da C.A.T. — Comunicação de Acidente de Trabalho —, além de orientações sobre assédio moral e sexual, prevenção de riscos e práticas seguras no exercício das funções públicas.

As atividades tiveram início na segunda-feira (25) e seguem ao longo da semana com visitas técnicas, apresentações e repasse de informações em diferentes secretarias e setores da administração municipal. A iniciativa fortalece a cultura da prevenção, incentiva práticas seguras e valoriza a saúde e o bem-estar dos servidores públicos.

A SIPAT é considerada uma importante ferramenta de conscientização, contribuindo para a redução de acidentes e para a melhoria das condições de trabalho no serviço público municipal.

A semana começou com palestra nas secretarias do Meio Ambiente e de Obras, abrangendo os servidores da Fábrica de Artefatos e Cimento. Nesta terça-feira (26), as ações foram estendidas às equipes da Secretaria Regional da Ilha dos Valadares e à equipe da garagem da Secretaria Municipal de Obras.

O encerramento da programação acontece na sexta-feira (29), das 13h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semedi), com a participação dos grupos envolvidos e sorteio de prêmios aos servidores participantes.

Confira a programação das apresentações da SIPAT:

Quarta-feira – 27/05
7h – Colônia Maria Luiza e Alexandra
8h – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu)

Quinta-feira – 28/05
8h – Secretaria Municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial (Semdir)
8h – Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Sexta-feira – 29/05
13h às 17h – Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semedi) – Encerramento geral da SIPAT com sorteio de prêmios.

> Encontre-nos no Facebook