Prefeitura inicia contratação de projeto básico para recuperação do Palácio Visconde de Nácar

Prédio histórico sediou a Câmara de Vereadores e setores administrativos do Executivo por anos

Foi dado o passo administrativo para a contratação do projeto executivo para revitalização do Palácio Visconde de Nácar, em Paranaguá.

O secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, explica que este projeto será a base para ter os detalhes das intervenções e, consequentemente, o valor necessário para execução da restauração.

O prédio sediou a Câmara de Vereadores e setores administrativos da Prefeitura. Em 2019 ficou constatado que o prédio era de propriedade do Legislativo, quando os tramites para restauração começaram, mas a falta de equipe técnica qualificada para atuar na obra de tamanha complexidade, foi decidido passar o prédio para a Prefeitura que deu sequencia ao processo de contratação do projeto. O município assumiu a responsabilidade do imóvel no início de 2021 com a resolução da Câmara municipal passando a propriedade para o poder executivo. Imediatamente o prefeito Marcelo Roque mobilizou as secretarias com competência na área para elaborar o processo de recuperação. Serão investidos R$ 479 mil para executar o projeto.

Este primeiro passo consiste na contratação de empresa que execute o projeto básico que consiste no conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para caracterizar a obra e que apresente o detalhamento necessário para a perfeita definição e quantificação dos materiais, equipamentos e serviços relativos ao empreendimento final que é a revitalização completa do imóvel nas partes interna e externa.

“Temos trabalhado para a valorização do patrimônio material e imaterial e histórico que temos em Paranaguá”, declarou o secretário da pasta. “Já estabelecemos diálogo com o governo do Estado para parceria na questão de recursos e também gestão compartilhada do espaço”, completou Canela.

O objetivo é de que o espaço seja utilizado para instalação de um Museu, que trará toda a história de Paranaguá, assim como a do Estado do Paraná, considerando que o imóvel foi construído para ser a sede da Província do Paraná no ano de 1856, recebendo a visita de D. Pedro II, e em 1884 a Princesa Isabel, Conde d’Eu e filhos.