Conheça os projetos dos agentes culturais de Paranaguá que foram classificados através do Edital da Lei Aldir Blanc

A lei teve como objetivo selecionar e premiar a produção de bens culturais de cunho material, assim como conteúdos que abordem temas de natureza imaterial.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), informa que já foram selecionados os projetos dos agentes culturais de Paranaguá em conformidade com a Lei Aldir Blanc. O edital da referida lei selecionou e irá premiar a produção de bens culturais de natureza material, assim com conteúdos que abordem temas de natureza imaterial desenvolvidos pelos agentes.

Vale destacar que a Lei Aldir Blanc estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas durante a pandemia do covid-19.

A comissão de avaliadora da Secultur salienta que, considerou como agente cultural o coletivo não formal, as pessoas físicas e jurídicas que atuam como facilitadores da arte e da cultura em seu convívio e são comprometidos com a efetivação dos direitos culturais, o desenvolvimento da arte e da cultura, a promoção e preservação da diversidade cultural, o fortalecimento e as demandas de sua comunidade ou território, que exercitam a cidadania e os direitos culturais, agregando diversas dimensões da cultura e articulando diferentes atores em torno de uma ação artístico-cultural.

De acordo com o secretário da pasta, Harrison Moreira de Camargo, serão R$ 800 mil divididos em diversas áreas culturais. Vale salientar que os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Cultura e serão repassados aos agentes através da Aldir Blanc.

"Os interessados puderam inscrever até dois projetos, gerando um material conforme sua área de interesse, sendo vídeos, artesanato, entre outros", disse Camargo.
Serão premiações nas áreas de música, artes cênicas, dança, cultura popular, artesanato, artes visuais, audiovisual, patrimônio e literatura. A Secultur também fará o repasse de recursos a espaços culturais.

A lista com os classificados está anexado na matéria.

Arquivos desta Notícia