Brasão - Download JPG - Download CDR

 

O escudo sanifico, usado para representar o Brasão de Armas de Paranaguá, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal, por influência francesa, mostrando aqui a raça latina colonizadora, que foi a principal formadora da nacionalidade brasileira.

A coroa é o símbolo universal dos brasões do domínio, classifica a cidade que representa a Segunda grandeza, ou seja, sede da Comarca.

O mar, a caravela e a cruz são um chamado ao passado, para lembrar a época de colonização, quando a baía de Paranaguá vieram aportar as caravelas lusitanas.

 

O Escudo é formado pela coroa com oito torres de prata, um campo verde com uma caravela navegando sobre as ondas de prata na cor preta, ostentando nas velas a Cruz de Cristo, em vermelho e uma faixa em azul com o perfil de uma ilha, um sol nascente em ouro. Como suporte temos à esquerda uma haste de cana, e à direita um galho de café entrecruzados na ponta, sobre os quais está uma faixa em vermelho, contendo em letras de prata o nome " Paranaguá" contornados pela data de " 29 de julho de 1648".

O mar significa ira freada, benignidade ou liberdade; e a caravela, " ânimo forte" - que resiste aos mais graves perigos da guerra e à adversidade da vida . (Fonte: Projeto Onze)

 

Bandeira do MunicípioBandeira do Município
Tem a forma de uma cruz, composta por retângulos iguais em verde, tendo uma cruz de Cristo em vermelho ao fundo, constituídos por outras faixas amarelas que surgem de um losango branco central, onde está localizado o brasão.

Na bandeira de Paranaguá o brasão ao centro representa o governo Municipal (executivo e legislativo), e o losango a própria cidade sede do município. Os quartéis simbolizam as propriedades rurais, e as faixas, a irradiação do poder municipal a todos os quadrantes do território.

Simbolismo das cores
Verde: vitória, honra, cortesia, civilidade e alegria
Prata : amizade, equidade, paz, trabalho, inocência e pureza
Azul : justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade
Vermelho: coragem, audácia e valentia.

Download CDR