Paranaguá celebra dois anos do programa Tarifa Zero

Transporte coletivo gratuito trouxe economia para os cidadãos, aumento no comércio local e redução de acidentes

Paranaguá celebra nesta sexta-feira (15) dois anos de operação do programa Tarifa Zero. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal que tem proporcionado benefícios diários para milhares de pessoas que utilizam o transporte coletivo na cidade. O programa consiste em oferecer transporte coletivo de forma gratuita, todos os dias, tanto para os moradores locais quanto para turistas e visitantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), desde o lançamento do Tarifa Zero, foram registrados mais de 719 mil giros de catraca, totalizando um acumulado de 7,5 milhões de passageiros. Essa iniciativa resultou em uma economia significativa de R$ 45,5 milhões para os cidadãos de Paranaguá. Além disso, houve um aumento notável de 30% na movimentação do comércio local e uma impressionante redução de 40% nos acidentes de trânsito envolvendo carros, motocicletas e bicicletas, que anteriormente eram os meios mais utilizados como alternativas ao transporte público.

O prefeito Marcelo Roque expressou sua satisfação com o sucesso do programa. "Estou extremamente satisfeito em ver que o Tarifa Zero está avançando cada vez mais. Este programa não apenas oferece um serviço essencial de transporte, mas também é uma iniciativa social que o município mantém com orgulho."

O programa Tarifa Zero de Paranaguá tem sido reconhecido como uma referência para todo o Brasil. Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Salvador, Manaus e outras cidades do Paraná vieram conhecer o modelo de gestão adotado pela cidade. A operação é calculada por quilômetro rodado e tem um custo médio de R$ 2 milhões por mês. Desde o início do programa Tarifa Zero, foram investidos mais de R$ 52 milhões para a sua manutenção.