Prefeitura realiza intervenção preventiva na marquise do Clube Republicano

A Defesa Civil esteve coordenando a ação

Na manhã deste domingo, 23, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da secretaria de Obras (Semop) e da Defesa Civil Municipal, esteve realizando intervenção preventiva na marquise do Clube Republicano, na rua XV de Novembro, no Centro Histórico.

Devido ao tempo a estrutura apresentava deterioração, com risco de desabamento. Por este motivo a Defesa Civil Municipal aconselhou a demolição da estrutura. A secretaria municipal de Cultura e Turismo (Secultur) solicitou as autorizações junto aos órgãos competentes para que os trabalhos pudessem ocorrer.

“Pleiteamos esta remoção há aproximadamente um ano, dependendo das autorizações legais. A estrutura estava deteriorada e colocando em risco as pessoas que por aqui passam. Trabalhamos na prevenção para evitarmos desastres, por este motivo realizamos esta ação”, comentou o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Carlos Silva.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, explica o processo para a obtenção das autorizações. “Como o prédio encontra-se em área de tombamento, os processos levam um certo tempo. Precisamos entrar em contato com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e com a CPC (Coordenação do Patrimônio Cultural) para justificarmos que a intervenção não trará riscos danosos ao patrimônio histórico”, declarou.