Parnanguaras conquistam 3 medalhas de ouro, 1 de bronze e prestam homenagem ao Sensei Aníbal durante a 3ª fase do 49º Campeonato Paranaense de Karatê

Atletas da Associação Vale do Tigre/SESPOR exaltaram o trabalho do Sensei, que se dedicou ao karatê por mais de 40 anos

No dia de 17 de setembro, aconteceu em Cascavel, a 3ª fase do 49º Campeonato Paranaense de Karatê, competição que contou com sete atletas da Associação Vale do Tigre/SESPOR representando a Cidade Mãe do Paraná.

O grande destaque ficou com os atletas Rayane David (categoria kata sub-21), Viviane Gervassi (categoria kata master feminino) e Wagner Kopp (categoria master masculino), que conquistaram medalha de ouro e Maria Eduarda Moura dos Santos, que ficou com a medalha de bronze na categoria kata sênior. Além disso, os atletas Felipe Martinski, Natália Lachovicz e Benjamin Gabriel Miranda também representaram Paranaguá na competição.

HOMENAGENS

Durante a competição, foi feita a entrega dos certificados de 3º dan ao Sensei Antônio Oswaldo Miranda e também 5º dan ao Sensei Aníbal Severo de Jesus. O certificado dan (que em português significa nível), é um certificado de maestria atribuído a alguém dentro do sistema de avaliação dan-i (sistema de etapas e passos), que simboliza o avanço e a evolução.

A entrega do 5º dan ao Sensei Aníbal, fez parte de uma homenagem ao Sensei que faleceu no último dia 06 de setembro e dedicou grande parte da sua vida ao karatê. Para o Sensei Miranda, profissional que acompanhou Aníbal na caminhada pelo desenvolvimento da modalidade por mais de 30 anos, relembrou as lutas e a convivência.

“Foram 37 anos de muita luta, muita convivência e muitas barreiras superadas. Aníbal nunca negou suas origens, seu amor por Paranaguá, por sua família e também pela sua segunda família o karatê. Era um homem de atitudes corretas, um ótimo amigo e um Sensei excelente”, relembrou Miranda.

Além disso, durante a competição, fazendo parte da homenagem, foi lida uma carta escrita por sua aluna e escritora, Cecília Leal, onde enfatizou que o legado de Aníbal seguirá vivo pela eternidade.

“Sensei Aníbal não faleceu, ele estará presente dentro de cada aluno e atleta da associação. Uma pessoa que trouxe o karatê para o litoral do Paraná, divulgou e tanto batalhou para que a sua arte continuasse viva durante 42 anos, continuará sempre entre nós”, finaliza Cecília em sua carta ao Sensei Aníbal.

O prefeito Marcelo Roque, exaltou seu orgulho aos atletas por sempre representarem Paranaguá com tanto amor.
“Este foi um momento único. Nossos atletas deram o seu melhor e colocaram em prática os ensinamentos deixados por nosso Sensei Aníbal, as conquistas obtidas nessa competição ficarão marcadas na história do nosso esporte e sem dúvidas, o momento de homenagens ao Sensei exaltou o quão amado, respeitado e admirado ele é e continuará sendo. Parabenizo a todos pela força na competição, pelas conquistas e que o futuro seja trilhado por muito sucesso”, destacou o prefeito da Cidade Mãe do Paraná.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, as conquistas dos atletas honraram a memória do Sensei.

“Muito trabalho foi desenvolvido, sempre com muito respeito e excelência, por isso destaco que as conquistas honraram de forma grandiosa a memória do Sensei Aníbal. Mesmo com a saudade batendo no peito, seguimos orgulhosos por nossos atletas que sempre nos representam com tanto respeito e amor. Parabéns a todos”, finalizou o secretário.

> Encontre-nos no Facebook