Evento celebra o Dia da Cultura em Paranaguá

Voltado à valorização da cultura e das artes do Litoral do Paraná, o encontro contou com apresentações artísticas e musicais


Um evento alusivo ao Dia da Cultura foi realizado na noite de quarta-feira, dia 5, na sede da OAB Paranaguá. A ação, promovida pelo artista plástico Claumir Schlotag, reuniu o presidente da subseção da OAB Paranaguá, José Antonio Schuller da Cruz, lideranças locais, o Mestre Bacico, Iyá Roseli e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto.

Durante o evento, Iyá Roseli destacou a importância da preservação da memória e da ancestralidade da cultura negra.

“Estou em nome da cultura negra. Trabalhamos muito fazendo cultura e arte. Tudo o que desenvolvemos dentro de nossos templos é para manter viva a ancestralidade e a memória daqueles que contribuíram e continuam contribuindo com a cultura do nosso país, principalmente em Paranaguá. Uma honra estar aqui nesta noite, obrigada”, afirmou.

O idealizador do evento, Claumir Schlotag, lembrou a criação do Prêmio Guarás de Ouro, voltado ao reconhecimento de diferentes expressões culturais. “Criamos os Guarás de Ouro com o principal objetivo de estimular e fomentar a cultura. São 14 categorias, representando diversos segmentos. Um evento dedicado a essa classe tão valorosa”, destacou.

O presidente da OAB falou sobre o evento alusivo. “Temos um grupo de teatro muito valoroso, e estamos aprendendo intensamente a arte do teatro. Falar sobre a cultura de Paranaguá é falar sobre uma história extremamente relevante, que está nos livros, mas também na vivência do nosso povo. Essa verdadeira história não pode ser esquecida, pois faz parte do nosso aprendizado. Acredito que inclusive no Direito, precisamos da arte e cultura presentes”, relatou.

Encerrando as falas, o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, destacou a importância da escuta e do aprendizado com os fazedores de cultura. “Sempre convivi com a arte, quadros, escolas de samba, música  e isso sempre esteve ligado à minha família. É muito importante estar aqui com tantas pessoas que representam o material e o imaterial da nossa cultura. Tenho a obrigação de ouvi-los e aprender. A vivência de vocês é fundamental. Nossa cidade é cultural, e o que vocês falam, eu ouço, porque vocês sabem muito”, afirmou.

Voltado à valorização da cultura e das artes do Litoral do Paraná, o encontro contou com apresentações artísticas e musicais de Renan Mattar Leister e da Orquestra de Berimbaus da Federação de Capoeira Cícero da Silva Pires.

> Encontre-nos no Facebook