Navio Silver Whisper retorna a Paranaguá e movimenta o turismo local

A atracação contou com a presença de 285 tripulantes e 360 passageiros

O navio de cruzeiro Silver Whisper retornou ao Porto de Paranaguá no domingo, dia 8, trazendo cruzeiristas com origem principalmente dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. A atracação contou com a presença de 285 tripulantes e 360 passageiros.

O desembarque aconteceu por volta das 6h30. Em seguida, os visitantes seguiram para o Centro Histórico e outros pontos turísticos da cidade. Para recepcioná-los, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) montou um ponto de apoio na Praça de Eventos, com informações turísticas e orientações sobre os atrativos locais.

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, destacou a importância do desenvolvimento turístico através da chegada dos navios de cruzeiro na cidade. "A nossa cidade e o nosso turismo só crescem com a chegada dos navios. E em especial, nesse Pré-Carnaval, é uma oportunidade maior de a cidade ser divulgada para o mundo", destaca o prefeito.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, a nova atracação do Silver Whisper é um marco importante para o município. “Receber um navio de passageiros neste domingo é extremamente significativo. Além do potencial que Paranaguá vem demonstrando, entendemos que estamos no caminho certo para a retomada de outras companhias, especialmente a MSC, que já voltará a realizar paradas com embarque e desembarque em Paranaguá na próxima temporada”, ressaltou. 

A Guarda Portuária garantiu o controle de acesso e a segurança da poligonal, assegurando que os visitantes realizassem seus passeios com tranquilidade. “Todo navio de passageiros segue rigorosamente as medidas de segurança acordadas com a Autoridade Portuária, conforme as exigências da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos)”, afirmou o supervisor de Segurança Portuária da Portos do Paraná, Thiago Matozo.

De acordo com a proprietária da agência de receptivos Special Paraná, Bibiana Antoniacomi, cada cruzeiro representa uma nova oportunidade de divulgar o litoral paranaense. “As pessoas sempre ficam muito felizes, porque Paranaguá não é uma cidade turística convencional, é uma cidade típica brasileira. Temos essa brasilidade para oferecer e, a cada parada, o nome do nosso destino é divulgado e fortalecido pelo mundo”, destacou.

O capitão do navio, Giovanni Mazzella, que já vivenciou o Carnaval em outras cidades, afirmou estar animado para acompanhar o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que acontece também neste domingo. “Vou participar ao meio-dia deste Carnaval local e convidei alguns tripulantes para irem junto. O Carnaval em Salvador foi lindo e estou muito animado”, disse.

A canadense Mridula Rani Gupta Sunderji, que trabalha na rota brasileira, demonstrou entusiasmo ao conhecer Paranaguá. “Começamos ontem em Balneário Camboriú, que é uma cidade muito moderna e praiana. Agora estamos em Paranaguá; acredito que será um passeio mais colonial e histórico. É muito bom estar em um lugar onde é verão”, declarou.

> Encontre-nos no Facebook