Abertura do 16º Festival do Fandango acontece nesta sexta-feira, dia 21
Festa Nacional do Fandango Caiçara movimenta Paranaguá até 28 de novembro
A 16ª edição da Festa Nacional do Fandango Caiçara promete uma intensa programação cultural até o dia 28 de novembro. A festa é realizada pela Associação Mandicuera e Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). O evento acontece em diferentes espaços da cidade, e celebra a tradição caiçara, valoriza mestres e grupos locais e oferece oficinas, apresentações artísticas, debates, atividades formativas e shows abertos ao público.
A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira, dia 21, na Praça de Eventos, em grande estrutura montada para festa a partir das 19h.
Durante a abertura da festa terá também a Feira e uma extensa programação musical. Na noite de celebração sobem ao palco: Pés de Ouro (19h30), Mestre Eugênio (21h30), Mestre Zeca – Viola Afinada (23h30), Bacurau (1h30) e Canutilho Temperado (2h30).
PROGRAMAÇÃO
Entre os destaques deste ano está a Oficina de Construção de Rabeca, que acontece até 28 de novembro na Associação Mandicuera, na Ilha dos Valadares, reunindo participantes interessados em aprender sobre o instrumento símbolo do fandango.
?
No dia 21 de novembro, uma série de ações formativas e culturais serão realizadas em parceria com o MAE/UFPR e a Casa Mestre Aorelio. Às 14h, ocorre a criação do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais de Paranaguá, seguida pela Roda de Conversa sobre Território e Meio Ambiente, às 14h30, e pelo espetáculo teatral “Fragmentos Poéticos do Território Caiçara”, às 17h. No mesmo dia, das 14h às 18h, Fernando Lobo ministra o módulo de Captação de Som na Casa Mestre Aorelio.
As apresentações seguem no dia 22 de novembro, com nomes tradicionais do Fandango Caiçara. Às 12h se apresenta Dona Mariquinha, seguida pela Chimarrita de Itapoá, às 14h. Das 15h às 16h, a Praça de Eventos sedia a exibição de filmes e videoclipes dedicados à cultura caiçara. A programação da noite inclui shows de Pirão do Mesmo (19h30), Família Domingues (20h), Manema (21h), Mandicuera (23h), Fandanguará (1h), Mucunã (2h) e Mandipuva (4h).
Encerrando o fim de semana, no dia 23, a Praça de Eventos recebe às 11h a Orquestra Rabecônica do Brasil, seguida do músico Wague, às 12h30. Às 14h, o público poderá participar da aula aberta de Percussão do Boi de Mamão.
Com uma programação diversa, formativa e totalmente gratuita, a 16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara reafirma a força da cultura tradicional no litoral do Paraná e reforça o compromisso com a valorização da identidade caiçara em Paranaguá.
> Encontre-nos no Facebook

