Plano de cargos fortalece trabalhadores e impulsiona o desenvolvimento de Paranaguá

Prefeito e Diretoria da Portos do Paraná destacam avanços históricos e relação direta entre um porto forte e uma cidade mais desenvolvida


O prefeito Adriano Ramos, acompanhado do chefe de gabinete André Ferruci, participou das comemorações pelos 90 anos de história da Portos do Paraná, na tarde desta sexta-feira, 19. O evento, realizado no Auditório Emir Roth, na sede portuária, marcou a cerimônia de concretização da aprovação do novo Plano de Cargos e Salários (PCS), considerado um avanço significativo para os trabalhadores e para o desenvolvimento do Porto e da cidade.

Ao ser questionado sobre a importância do Porto de Paranaguá, para a cidade e os impactos do novo plano de cargos e salários dos trabalhadores portuários, o prefeito Adriano Ramos destacou que a medida vai muito além da valorização profissional, refletindo diretamente na economia local e na qualidade de vida das famílias.

“Neste dia tão festivo, a aprovação do plano de cargos e salários representa uma grande conquista, porque coloca mais dinheiro na conta dos trabalhadores, fortalece as famílias e movimenta o comércio da nossa cidade, fazendo a roda da economia girar”, afirmou.

O prefeito Adriano Ramos afirmou estar satisfeito por ter contribuído para a concretização da medida e ressaltou o diálogo institucional que possibilitou o avanço do projeto. “Fico muito feliz por termos dado a nossa contribuição nesse processo, a partir do momento em que fui procurado pelo vereador Luizinho Maranhão, que é portuário, pelo presidente do Sintraport, Rodrigo Vanhoni, e por toda a diretoria do sindicato, que realiza um trabalho sério e comprometido com os trabalhadores”, destacou. Segundo o prefeito, a articulação avançou com o apoio do deputado estadual Hussein Bakri, que assumiu o compromisso de levar a proposta adiante junto ao Governo do Estado.

O prefeito ressaltou ainda a articulação conjunta entre lideranças sindicais, parlamentares e o Governo do Estado para viabilizar o projeto, reconhecendo o papel fundamental dos trabalhadores para que o Porto de Paranaguá siga como referência nacional. Adriano também enfatizou a relação cada vez mais próxima entre o Porto e a cidade, lembrando investimentos em infraestrutura e ações sociais que beneficiam toda a população.

“Mesmo com as limitações da atuação dentro da poligonal, o Porto tem contribuído com obras importantes e, apesar dos desafios do trânsito pesado, é esse movimento que traz mercadoria, gera renda e impulsiona o desenvolvimento. Essa união de esforços entre o Porto e Paranaguá tem beneficiado a todos nós”, concluiu o prefeito.

O deputado estadual Hussein Bakri destacou que o avanço representa, acima de tudo, a valorização dos trabalhadores do Porto de Paranaguá e gera reflexos positivos para toda a cidade.

“O governo Ratinho Júnior não quer apenas manter o melhor porto do Brasil, mas também garantir que seus funcionários estejam satisfeitos e devidamente valorizados. É exatamente isso que estamos fazendo hoje, ao tirar da gaveta uma reestruturação que reconhece e valoriza os servidores de carreira”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a medida beneficia especialmente os trabalhadores que historicamente recebem os menores salários, ao promover ajustes que incluem melhorias na convenção coletiva de trabalho. “Aspectos como vale-saúde, vale-alimentação e outros benefícios resultam em melhor rendimento no fim do mês, o que se reflete diretamente no fortalecimento da economia e no aumento da receita para o município de Paranaguá”, ressaltou Bakri.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, afirmou que a medida representa um passo histórico, com impactos diretos tanto para os trabalhadores quanto para a cidade de Paranaguá.

“Esse avanço garante uma projeção de carreira aos funcionários, atendendo a um pleito que se arrastava há mais de três décadas. A partir do momento em que o governador compreende essa necessidade e essa importância, com o apoio do secretário Sandro Alex e do líder Hussein Bakri, reunimos as condições necessárias para apresentar um plano adequado, saudável e estratégico”, destacou.

Segundo Luiz Fernando Garcia, a iniciativa fortalece a empresa e contribui para a manutenção de resultados expressivos, sempre em sintonia com o município. “Um porto forte simboliza uma cidade forte. Existe uma correlação direta entre o crescimento do Porto e o desenvolvimento da cidade. Quando essas duas instituições avançam juntas, quem mais ganha é Paranaguá e toda a sua população”, ressaltou.

> Encontre-nos no Facebook