Prefeito e empresários de Paranaguá se reúnem com Governo do Estado para discutir Avenida Atílio Fontana

Secretário Sandro Alex e deputado estadual Hussein Bakri reforçam interesse do estado em executar projeto


Nessa segunda-feira (7), o prefeito de Paranaguá Adriano Ramos, representantes municipais e empresários de Paranaguá foram recebidos em Curitiba pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), Sandro Alex de Oliveira, e pelo deputado estadual Hussein Bakri. O tema do encontro foi a retomada da obra da Avenida Senador Atílio Fontana.

“Começamos as tratativas desse projeto em março. Hoje, definimos com o secretário e o deputado que Prefeitura e empresários vão viabilizar o projeto executivo para, em seguida, levá-lo ao governador Ratinho Júnior que, como disse Sandro Alex, tem o maior interesse em realizar essa obra relevante e estratégica para o desenvolvimento da nossa cidade”, considerou Adriano Ramos.

Segundo o prefeito, que foi acompanhado pelo chefe de Gabinete, André Ferruci, essa parceria com o Governo do Estado e com Hussein Bakri tem trazido benefícios para Paranaguá. “Uma obra como essa, que se aproxima de R$ 100 milhões, precisa de apoio. Estamos muito seguros e satisfeitos com a reunião e tenho certeza que a Atílio Fontana se tornará realidade e atrairá investimento do setor produtivo. Com isso, teremos mais empregos e renda para o nosso povo”, afirmou.

De acordo com Sandro Alex, a Avenida Atílio Fontana é uma grande obra para um governo de grandes obras. “É muito positiva essa união da iniciativa privada e setor público em torno do objetivo de realizar esse projeto. A Atílio Fontana é importante para o avanço da cidade e precisa da intervenção do estado, mesmo sendo municipal tem alcance estadual. Estamos falando de oito quilômetros, mas com intervenção pesada. Nos próximos dias falaremos com o governador e tenho certeza que, com a colaboração de todos, vamos tirar do papel”, salientou.

Para o secretário de Obras Públicas de Paranaguá (Semop), Ozeias Rebello Costa, a reunião foi fundamental para a percepção de Sandro Alex sobre a relevância do Governo do Estado para a obra. “O empresariado, a Prefeitura e a comunidade de Paranaguá precisam do apoio do governador para concluir essa obra que é um dos gargalos logísticos da cidade. O crescimento do porto tem que ser proporcional ao crescimento da infraestrutura de Paranaguá”, ponderou.

O secretário de Urbanismo de Paranaguá (Semur), Luiz Augusto de Carvalho, destacou a sintonia entre município e empresários e a confiança do estado. “Como resultado da reunião, considerando a fala do secretário Sandro Alex e o apoio do Governo do Estado pelo deputado Hussein Bakri, tivemos a certeza que as obras da Atílio Fontana sairão do papel. Estamos todos de parabéns!”

Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Eloir Martins, frentes distintas em prol de um objetivo são fundamentais. “Tivemos uma reunião que coroa com pleno êxito essa integração. E a Aciap está fazendo essa ponte para que os recursos cheguem até um projeto que temos a maior urgência em transformá-lo em realidade”, comentou.

Para o empresário da Delta Porto Armazenagem, Leandro Klaus, o alto investimento para a obra requer a participação do governo estadual. “Temos um grupo de empresários que, via Aciap, tem se colocado à disposição para custear o projeto, contemplando também a entrada do Ribeirão. Precisamos agora apresentar o projeto até outubro para município e estado e tocar essa obra”, relatou.

O executivo da Multitrans, Roberto da Silva Rosa, ressalta a conciliação entre Prefeitura, empresários e Governo do Estado. “É um momento importante, vejo com muito bons olhos esse alinhamento, especialmente dos empresários em relação à cidade. Estamos lutando para que melhore, tanto a mobilidade urbana como o desenvolvimento da região”, expôs. 

Aeroporto em Paranaguá

A reforma do aeroporto em Paranaguá também foi pauta no encontro. De acordo com Adriano Ramos, o aeroporto é um desejo da gestão, tendo em vista que é importante para Paranaguá e para o Litoral. “O secretário Sandro Alex e o governador Ratinho Júnior sinalizaram que o governo pode trazer esse recurso para a recuperação da pavimentação, sinalização e balizamento do aeroporto. Com isso, vamos tratar do projeto com a nossa secretária Vânia (Planejamento e Gestão) para apresentar ao Governo do Estado”, disse.

Segundo o secretário Sandro Alex, o Governo do Estado deve direcionar recursos para essa reforma. “O aeroporto é estratégico para o porto, para toda a região do Litoral e a cidade de Paranaguá. Precisa estar em operação e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) cobra investimento. O Governo do Estado é parceiro, Paranaguá está em nosso radar e vamos ajudar, inclusive, para que tenha atendimento aeromédico”, mencionou.

> Encontre-nos no Facebook