Prefeito recebe vereadores e políticos de Araucária para falar sobre o programa Tarifa Zero

A iniciativa completou dois anos e continua chamando a atenção de gestores de diferentes cidades brasileiras

O programa Tarifa Zero é uma iniciativa da Prefeitura de Paranaguá que tem proporcionado benefícios diários para milhares de pessoas que utilizam o transporte coletivo na cidade. O programa consiste em oferecer transporte coletivo de forma gratuita, todos os dias, tanto para os moradores locais quanto para turistas e visitantes e foi implantado no município há dois anos.

Uma comitiva formada por vereadores e políticos esteve hoje visitando o prefeito Marcelo Roque para ter mais informações sobre o programa e a administração municipal.

Estiveram presentes os vereadores Professor Valter e o pastor Eduardo Castilhos e o pré-candidato a prefeito em Araucária, Gustavo Botogoski e assessores que foram recepcionados pelo vereador de Paranaguá, Ezequias Reded, Maré.

Foram repassados números como os mais de 700 giros de catraca registrados desde o lançamento do Tarifa Zero, totalizando um acumulado de 7,5 milhões de passagens. Essa iniciativa resultou em uma economia significativa de R$ 45,5 milhões para os cidadãos de Paranaguá.

Além disso, houve um aumento notável de 30% na movimentação do comércio local e uma impressionante redução de 40% nos acidentes de trânsito envolvendo carros, motocicletas e bicicletas, que anteriormente eram os meios mais utilizados como alternativas ao transporte público.

O prefeito Marcelo Roque expressou sua satisfação com o sucesso do programa e destacou as ações necessárias para sua implantação.

O programa Tarifa Zero de Paranaguá tem sido reconhecido como uma referência para todo o Brasil. Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Salvador, Manaus e outras cidades do Paraná vieram conhecer o modelo de gestão adotado pela cidade. A operação é calculada por quilômetro rodado e tem um custo superior a R$ 2 milhões por mês. Desde o início do programa Tarifa Zero, foram investidos mais de R$ 52 milhões para a sua manutenção.

As lideranças ainda questionaram sobre as ações da administração municipal relacionados ao quadro de funcionários, saúde, educação e segurança.

Marcelo Roque destacou a entrega de kits de uniformes, kits escolares e kits bucais entregues para os alunos da rede municipal de ensino, a vinda da unidade do Hospital Erasto Gaertner para Paranaguá, o vale alimentação e auxílio saúde pagos aos funcionários da Prefeitura, entre várias outras ações.