Trajeto da “rota ESA” é lançado no Porto de Paranaguá

O vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, participou do lançamento do trajeto

O porta-contêiner chinês Cosco Shipping Brazil atracou no Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (18), iniciando assim mais uma rota marítima de comércio direto com o mercado asiático. O itinerário, chamado “rota ESA”, liga a costa leste da América do Sul diretamente com o extremo oriente asiático.

E o lançamento do trajeto aconteceu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do vice-prefeito, José Carlos Borba, representantes da empresa chinesa e da comunidade marítima local como o diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia e o diretor empresarial, André Pioli.

“O Porto de Paranaguá entrar em uma rota como esta, de ligação direta com a China, é um importante sinal da relevância do Paraná no comércio global e da confiança crescente que o mercado tem no Estado. Somos um dos principais produtores de alimentos do mundo e temos uma economia que cresce acima da média brasileira, o que é reconhecido por nossos parceiros comerciais”, afirmou Piana.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná uma porção relevante das movimentações do Porto paranaense passa pela China. “Fortalecer esta relação é muito importante para que tenhamos cada vez mais rotas definidas”, completou.

O porta-conteiner chinês é um navio de grande porte. A embarcação, que foi batizada em homenagem ao Brasil, foi inaugurada em novembro de 2023. Ela tem 336 metros de comprimento e 51 metros de largura, com capacidade de 14,1 mil TEUs (unidade de medida que equivale a 20 pés de contêiner).

O vice-prefeito, José Carlos Borba, representou o prefeito Marcelo Roque no evento de lançamento do novo trajeto.