Equipamentos são entregues para fortalecer a saúde pública de Paranaguá

Câmaras de imunobiológicos e veículos serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta quinta-feira, 20, 24 câmaras para armazenamento de imunobiológicos, desenvolvidas especificamente para a guarda científica de vacinas e medicamentos que necessitem de refrigeração. Um investimento de R$311.388,00.

Estes equipamentos, de formato externo e interno retangular, possuem capacidade para armazenamento de 280 litros cada. A aquisição foi possível graças ao recurso proveniente do Termo de Adesão nº 773/2019 ao incentivo financeiro do Programa de Qualificação da Atenção Primária, na modalidade fundo a fundo, conforme a Resolução nº 860/2022, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde.

Além das câmaras, também foram entregues dois veículos zero km, o primeiro com modelo Pick-up com carroceria, licenciado e emplacado em nome da Prefeitura municipal Paranaguá. Valor R$ 111.000,00. Foram R$ 100 mil por meio da Resolução Sesa N.º 1108/2023 que habilita os municípios a pleitearem adesão aos Programas Estratégicos da Secretaria de Estado da Saúde – Qualificação de Atenção Primária à Saúde, visando o Incentivo Financeiro de Investimento para o Transporte Sanitário, para o exercício de 2023. E contrapartida do Município em R$ 11 mil.

Já o segundo automóvel é modelo Furgão compacto por meio da Resolução Sesa n.º1432/2023 que habilita os municípios a pleitearem adesão aos Programas Estratégicos da Secretaria de Estado da Saúde – Qualificação de Atenção Primária à Saúde, visando o Incentivo Financeiro de Investimento para o Transporte Sanitário, na modalidade fundo a fundo, para o exercício de 2023. O valor R$ 100 mil pela Resolução e contrapartida do Município de R$ 12 mil.

“A parceria entre o Município e o Governo do Estado têm dado muito certo agora, a entrega de mais carros veículos e as 24 câmaras. São investimentos importantes que estão acontecendo. Estamos felizes pelo comprometimento do Governo do Estado e da nossa Secretaria de Saúde, em nome da liderança e de todos os servidores. Mesmo num último ano de mandato, estamos recebendo recursos tanto do Governo Estadual, o que ajuda muito o desenvolvimento do nosso município. E essa é apenas a primeira parte, pois tem outros equipamentos chegarão em breve ao município, inclusive vans, que também atenderão os trabalhos realizados”, comemora o prefeito Marcelo Roque.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro ressalta que este foi mais um passo importante para a saúde. “As câmaras servem tanto para condicionar as vacinas quanto a medicação que precisa ser refrigerada, a exemplo da insulina. Aderimos ao programa de Qualificação da Atenção Primária, razão pela qual a maioria dos recursos aqui são de origem do Estado. Tem mais equipamentos ainda para chegar na sequência, temos mais vans que serão entregues ainda este ano e ambulâncias também”, cita.

As câmaras serão distribuídas. Quatro permanecerão na Central de Abastecimento Farmacêutico e as outras 20 seguirão para as unidades básicas de saúde para as salas de vacinação.

Um dos veículos será utilizado no almoxarifado para transporte de medicamentos e insumos para as unidades de saúde e o outro veículo será utilizado para o Setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para as fiscalizações e outros trabalhos realizados.

Participaram da entrega, os vereadores Vandecy Dutra e Júnior Leite, o presidente da Câmara Municipal, Fábio Santos, Conselho Municipal de Saúde, o diretor da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), Jonathan Rozemback, secretários municipais, servidores da Saúde, veículos de imprensa e população em geral.