Mais de 500 animais foram castrados pela Secretaria de Meio Ambiente

Objetivo é evitar o abandono de animais pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza consultas ambulatoriais gratuitas e castrações de animais.

O secretário da pasta, Diego Delfino, confirmou que neste ano, o número de castrações já superou as expectativas com 540 procedimentos cirúrgicos realizados desde janeiro. E um mutirão para castração, com 200 procedimentos, acontecerá no próximo mês.

De acordo com Delfino, em 2021 foram realizadas 415 castrações. O número passou para 970 no ano passado e a expectativa é de que sejam mais de 1.000 castrações neste ano de 2023.

A castração é um procedimento cirúrgico feito em animais domésticos para impedir que eles se reproduzam sem controle. O resultado desta ação é que um menor número de animais seja abandonado pelas ruas da cidade ano a ano.

Segundo médicos veterinários, a castração traz inúmeros benefícios para saúde do animal. Eles se tornam mais dóceis e várias doenças são evitadas com o procedimento cirúrgico.

“Queremos aumentar o número de castrações para que os animais não sofram com o descaso e abandono”, frisou Delfino.

Ele explica que o município faz castrações em três situações distintas. Uma é a ação do próprio poder público nos animais que são abandonados e são acolhidos para adoção. A outra são nos animais provenientes de Organizações Não-Governamentais (ONGs). E a terceira via é a do cidadão que ganha até três salários mínimos e pode se habilitar a fazer a castração do seu animal gratuitamente.

A Secretaria do Meio Ambiente fica no Aeroparque e tem um setor ambulatorial para realização de consultas gratuitas e tem o espaço de acolhimento de cães e gatos que podem ser visitados por quem tem interesse na adoção.

Tanto as consultas, como visitas e busca de orientação, podem ser feitas das 8h às 17h, lembrando que as consultas devem ser feitas com horário marcado.

As consultas podem ser marcadas pelos telefones: 3420-6141 ou 3721-1780.

> Encontre-nos no Facebook