Prefeito Marcelo Roque conduz reunião com sindicatos portuários

Na pauta, demandas dos trabalhadores portuários avulsos

O prefeito Marcelo Roque, acompanhado pelo vice-prefeito José Carlos Borba e pelo secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, João Lozano, conduziu uma reunião na manhã desta quinta-feira, 17, com a Frente Intersindical e o Sindicato dos Operadores Portuários (Sindop).

O encontro contou com a participação de representantes dos sindicatos de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) e o presidente do Sindop, Edson Aguiar, com o objetivo de discutir e abordar pautas de interesse dos TPAs. Também estiveram presentes os vereadores da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara Municipal, Luiz Maranhão, Ezequias Rederd (Maré), Lindonei Santos e Jozias da Negui, além do presidente da Câmara, Fábio Santos.

Durante o encontro, foram apresentadas algumas reivindicações por parte dos dirigentes de classe, que dialogaram com o presidente do Sindop, Edson Aguiar.

"Esta reunião foi muito produtiva, permitindo que cada sindicato expressasse suas reivindicações. Foi um diálogo muito construtivo, visando alcançar um objetivo comum. Os trabalhadores portuários avulsos desempenham um papel importante no crescimento do Porto, dado o seu compromisso diário e dedicação. Ao atingirmos esse objetivo conjunto, todos ganham, os TPAs, os operadores portuários, o Porto e a cidade como um todo. Expressamos nossa gratidão ao Sindop e ao presidente Edson Aguiar por sua participação ativa, ouvindo os sindicatos. Acreditamos que este encontro renderá resultados positivos, e novas reuniões estão previstas para garantir um desfecho vantajoso para todas as partes envolvidas. Esse tem sido o propósito desde a criação da pasta de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, que visa promover o diálogo e facilitar as negociações", destaca o prefeito Marcelo Roque.

Marcos Ventura Alves, presidente da Frente Intersindical, ressalta seu apoio a todas as demandas apresentadas pelos sindicatos. "Embora algumas questões possam estar fora do âmbito de competência do Sindop, é importante ressaltar que esta não será a única reunião realizada. A presença do presidente Edson Aguiar foi altamente benéfica, uma vez que ele contribuiu com seu conhecimento. Acreditamos que, com o impulso do Executivo Municipal, veremos resultados positivos em um futuro próximo", avaliou.

Edson Aguiar ouviu atentamente as reivindicações e destacou o compromisso do Sindop em manter um canal de diálogo aberto. "Toda oportunidade de diálogo é valiosa. Estivemos aqui para dialogar, trocar ideias e expressar nossas opiniões de forma honesta e direta. Esta é, na minha visão, a abordagem correta. O prefeito também demonstrou grande envolvimento na negociação, trazendo ideias perspicazes para a mesa. Sua abordagem atenciosa e proativa na resolução do problema é notável", comentou.

A Frente Intersindical de Paranaguá apresentou as seguintes pautas de reivindicações durante a reunião:
Renovação dos acordos coletivos de trabalho para todas as categorias profissionais reguladas pela Lei 12.815/2013.
Abertura de um cadastro para novos trabalhadores portuários avulsos através de seleção pública, devido ao envelhecimento da mão de obra atual.
Diálogo com o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário e Avulso para retomar a ferramenta "PERSPECTIVA" no aplicativo de escalação eletrônica dos trabalhadores.
Acesso dos diretores dos sindicatos de trabalhadores portuários avulsos à faixa portuária para melhorar a supervisão e atendimento às operações portuárias.
Manutenção da posse de imóveis na faixa portuária construídos pelo SINDESTIVA e SINDACAPP para apoio aos trabalhadores envolvidos na operação portuária.
Encontrar uma solução para os trabalhadores do Bloco que estão sem atividades e dependem da multifuncionalidade.


> Encontre-nos no Facebook