Superintendência de Trânsito promove ações no Maio Amarelo

Palestras em empresas e blitz educativas nas ruas da cidade fazem parte da iniciativa

A paz no trânsito começa por você. Este é o lema da campanha Maio Amarelo deste ano. O esforço mundial para conscientizar pedestres, ciclistas e motoristas é especialmente urgente no Brasil, país em que os acidentes de trânsito matam 80 pessoas por dia, em média.

E a Superintendência de Trânsito da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Paranaguá promove uma série de ações neste mês que envolvem palestras e blitz educativas.

Para a Chefe de Divisão de Educação no Trânsito da GCM, Analine Gonçalves o tema é abordado de diferentes maneiras. “O tema ‘A Paz no Trânsito começa com você’ estimula a pensar que se cada um fizer a sua parte, se cada um fizer um pouquinho, conseguiremos um trânsito mais seguro.

A programação começou hoje, dia 7, com palestra na empresa Terminal de Contêineres de Panaguá (TCP). Amanhã, a equipe da Sumtran estará na empresa Cotriguaçu para dar continuidade ao repasse de informações que muitas vezes não são de conhecimento ou foram esquecidas pelos envolvidos no trânsito como motoristas, ciclistas e pedestres.

Nos próximos dias 9 e 10 acontece blitz educativa no Colégio do Instituto de Educação “Dr. Caetano Munhoz da Rocha” a partir das 7h30.

Dia 14, as atividades serão retomadas com palestra na empresa Paranaguá Saneamento e no dia 16, a palestra acontecerá na empresa Louis Dreyfus.

A GCM Analine da Silva Gonçalves lembrou que as ações são realizadas todos os anos. “E não só em Maio, mas como todo ano, nós temos projetos com as escolas, com as empresas, e temos um cronograma diferente no Maio Amarelo, com blitz educativas, palestras, no qual a gente desenvolve sempre conscientização e também a educação para o trânsito”, destacou.

Dia 17, a partir das 9 horas, está programada uma blitz educativa na Rua Júlia da Costa e Gabriel de Lara em conjunto com o Sest/Senat e Detran. Dia 22, palestra na empresa Catallini e para encerrar, no dia 24, a partir das 15 horas, haverá blitz educativa do Maio Amarelo no Aeroparque, em conjunto com o Sest/Senat e Detran.

Entenda

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU, quando decretou a
década de “Ação para a Segurança no Trânsito” em 11 de maio de 2011. Com isso o balanço das ações é realizado em maio no mundo todo.

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas
alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela traduz-se em atenção.

Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito em todo mundo.

O laço, símbolo do movimento é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se
engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que os diferencia, mas sempre serve de alerta a sociedade sobre um tema que precisa muito da atenção.

Objetivo

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público, e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.