Nota de esclarecimento

Criança atendida na UPA

A Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) e a Secretaria Municipal de Saúde, esclarecem que receberam na noite da última terça-feira, 17, a informação de que uma paciente de três anos foi encaminhada por meios próprios à Unidade de Pronto Atendimento 24h “Baduca”.

Ressalta-se que por se tratar de paciente gemelar, cujo estado clínico já indicava cuidados especiais por sequelas em razão de prematuridade, houve a determinação de classificação amarela para atendimento prioritário.

A Fasp reitera que após a realização da triagem a qual indicou a necessidade de atendimento prioritário, a paciente foi prontamente atendida pela equipe de saúde da unidade, tendo sido realizadas diversas tentativas de reanimação e prestado todo o suporte necessário.

Assim, a Fasp registra que não houve falha ou omissão no atendimento à paciente pelos profissionais de saúde que laboram na unidade. A Fundação de Assistência à Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde lamentam a fatalidade e prestam sua solidariedade aos familiares

A Secretaria Municipal de Saúde como órgão fiscalizador dos serviços prestados pela Fasp, abriu Comissão de Investigação de óbito formada por médicos, farmacêuticos e enfermeiros para acompanhar o ocorrido e verificar todos os procedimentos realizados durante o atendimento.

Ainda no início da manhã, a Secretaria Municipal de Assistência Social entrou em contato com a família para oferecer o "Auxílio Funeral", serviço fornecido pelo Município por meio da Assistência. O funeral da criança será realizado sem custos para a família.