Festival Paralímpico acontecerá em Paranaguá no próximo dia 24 de setembro

Evento tem como objetivo comemorar o dia do atleta paralímpico e difundir a prática de modalidades paralímpicas

No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e para celebrar a data, difundir a prática das modalidades paralímpicas e promover a integração entre pessoas com e sem deficiência, a Arena Albertina Salmon será palco do Festival Paralímpico, que acontecerá no dia 24 de setembro (sábado), das 8h às 12h.

Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, Secretaria de Esportes (SESPOR), Secretaria de Educação (SEMEDI), Escolas de Educação Especial do município, Unicesumar e UFPR Litoral, o evento promoverá uma manhã repleta de atividades paralímpicas como golbol, atletismo paralímpico e bocha paralímpica para crianças e jovens de 7 a 18 anos. A abertura do evento será feita pelo grupo de ginástica rítmica da Secretaria de Esportes.

A professora e coordenadora do núcleo litoral pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, Silmara França, destacou sua gratidão pela oportunidade de sediar o evento no município.

“Gratidão ao prefeito Marcelo Roque junto a Secretaria de Esportes e o secretário Helton Ambrósio, por mais uma vez Paranaguá sediar o evento tão importante para todo o Brasil que valoriza e difunde o movimento paralímpico brasileiro. Trata-se de um evento que acontece em 85 municípios que abrangem vários núcleos, tudo isso ao mesmo tempo em uma manhã de sábado alegre e divertida. É uma honra mais uma vez trazer o evento para Paranaguá que vem sendo uma referência no esporte”, destacou Silmara.

O secretário de Esportes, Helton Ambrósio, reforçou a importância de receber eventos como esse em Paranaguá.

“A modalidade paralímpica é muito forte e muito importante para nós, contamos com grandes representantes na cidade e eventos como esse são essenciais justamente para mostrar à população como as atividades acontecem. Por isso convido a todos para que no próximo sábado, 24 de setembro, venham para a Arena prestigiar esse grande evento com entrada totalmente gratuita”, finalizou o secretário.