UPA realiza 1.812 atendimentos em de 5 a 11 de setembro
Detalhamento ocorre por meio de relatório semanal divulgado pela Fasp
O relatório semanal apresentado pela Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) detalha que, de 5 a 11 de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), realizou 1.812 atendimentos médicos.
Dos 1.812 atendimentos, 74,12% foram classificados como não graves ou leves (verde ou azul). No período, 111 pacientes que procuraram o atendimento na UPA foram encaminhados para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região para tratamento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
Como ocorreu nas semanas anteriores a UPA teve seu horário de pico registrado entre o período diurno compreendido das 13h às 19h. Por se tratar de um local de atendimento de urgência e emergência, os pacientes são atendimentos pela equipe de saúde por classificação de risco, ou seja, aquele com quadro agravado sempre terá preferência sobre os casos mais leves.
Para a definição de classificação de risco e a espera para o atendimento, são usadas cores específicas. Confira o número de atendimentos detalhados por esse sistema de classificação:
Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato: 5,40%
Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente: 4,85%.
Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar: 15,52%
Verde: pouco urgente, baixo risco de agravamento da saúde, pode aguardar atendimento e Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde: 74,12%.
Neste período foram realizados 5.180 procedimentos tais como a administração de medicamentos e demais procedimentos de enfermagem.
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Dos 1.812 atendimentos, 74,12% foram classificados como não graves ou leves (verde ou azul). No período, 111 pacientes que procuraram o atendimento na UPA foram encaminhados para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região para tratamento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
Como ocorreu nas semanas anteriores a UPA teve seu horário de pico registrado entre o período diurno compreendido das 13h às 19h. Por se tratar de um local de atendimento de urgência e emergência, os pacientes são atendimentos pela equipe de saúde por classificação de risco, ou seja, aquele com quadro agravado sempre terá preferência sobre os casos mais leves.
Para a definição de classificação de risco e a espera para o atendimento, são usadas cores específicas. Confira o número de atendimentos detalhados por esse sistema de classificação:
Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato: 5,40%
Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente: 4,85%.
Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar: 15,52%
Verde: pouco urgente, baixo risco de agravamento da saúde, pode aguardar atendimento e Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde: 74,12%.
Neste período foram realizados 5.180 procedimentos tais como a administração de medicamentos e demais procedimentos de enfermagem.
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