Relatório semanal detalha número de atendimentos médicos na UPA de Paranaguá

Foram 2.668 consultas médicas e mais de cinco mil procedimentos

No período de 19 a 25 de setembro, foram realizadas 2.668 consultas médicas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em 81,86% dos atendimentos os pacientes foram classificados como casos leves ou de baixa gravidade. Os números foram divulgados por meio do relatório semanal apresentado pela Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp).

Por se tratar de um local de atendimento de urgência e emergência, os pacientes são atendimentos pela equipe de saúde por classificação de risco, ou seja, o paciente com quadro agravado sempre terá preferência sobre os casos mais leves.

De acordo com a classificação de risco, 88 pacientes que procuraram o atendimento na unidade 24h, foram encaminhados para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua região para tratamento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.

Como ocorreu nos relatórios anteriores a UPA atingiu seu horário de pico no período diurno, compreendido das 13h às 19h. Para a definição de classificação de risco e a espera para o atendimento são usadas cores específicas. Confira o número de atendimentos detalhados por esse sistema de classificação:

Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento emergencial: 3,93%
Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente: 2,59%.
Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido: 11,62%
Verde: pouco urgente com baixo risco de agravamento da saúde e pode aguardar atendimento e Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde: 81,86%.

Foram realizados 5.073 procedimentos tais como a administração de medicamentos e demais procedimentos de enfermagem.

> Encontre-nos no Facebook