Fasp divulga relatório semanal de atendimentos na UPA

De 26 de setembro a 2 de outubro foram realizadas 2.508 consultas médicas

Todas as semanas, a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), divulga seu relatório de atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No período de 26 de setembro a 2 de outubro, foram realizadas 2.508 consultas médicas na UPA.
Conforme a Fasp, 80,10% destes atendimentos os pacientes foram classificados como casos leves ou moderados. Por se tratar de um local de atendimento de urgência e emergência, os pacientes são atendidos pela equipe de saúde por meio da classificação de risco, ou seja, o paciente com quadro agravado sempre terá preferência sobre os casos mais leves.

De acordo com a classificação de risco, 76 pacientes que procuraram o atendimento na UPA foram encaminhados para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua região para tratamento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Como ocorreu nos relatórios anteriores a UPA atingiu seu horário de pico no período diurno, compreendido das 13h às 19h.

Para a definição de classificação de risco e a espera para o atendimento são usadas cores específicas. Confira o número de atendimentos detalhados por esse sistema de classificação:

Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento emergencial: 3,55%
Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente: 2,75%.
Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido: 13,60%
Verde: pouco urgente com baixo risco de agravamento da saúde e pode aguardar atendimento e Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde: 80,10%.

No período apresentado, foram realizados 5.220 procedimentos como a administração de medicamentos e demais procedimentos de enfermagem.

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