Comitiva parnanguara participa de encontro no Ministério da Mulher, Família e dos Direitos da Criança e Adolescente

Nesta terça-feira, 04, aconteceu a reunião técnica com a temática sobre os direitos da criança e do adolescente, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em Brasília. A Prefeitura de Paranaguá foi representada por uma comitiva do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunha de Violência (Caicavv). Durante o encontro a equipe parnanguara apresentou um painel sobre as “Boas Práticas e o Funcionamento do Caicavv”.

Na oportunidade estiveram presentes secretários nacionais e técnicos de instituições que atuam sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. A secretária executiva do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, falou sobre a importância deste encontro.

“Estamos aqui para evoluir, compartilhar e proteger os direitos das crianças e adolescentes a partir das boas práticas e do exemplo”, disse a secretária executiva.

Para a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Monteiro, este momento é importante para o fortalecimento da rede de proteção.

“Temos aqui a oportunidade de acompanhar o que os municípios estão fazendo em prol da criança e do adolescente. Queremos replicar as boas atitudes quem vem fazendo a diferença em todo o país”, ressaltou a secretária nacional.

Paranaguá no Encontro

O Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunha de Violência (Caicavv) é um programa que tem por objetivo acolher e acompanhar as crianças e adolescentes que são vítimas ou testemunha de violência para que possam superar o trauma sofrido. Toda ação é realizada em parceria com os órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente, em um ambiente acolhedor, humanizado e com profissionais capacitados. Todos alocados no mesmo local, facilitando e agilizando todo processo. O espaço é gerenciado é compartilhado pelas secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

A comitiva apresentou um vídeo, produzido pela Secretária Municipal de Comunicação (Secom), mostrando o espaço e o funcionamento das atividades de modo interdisciplinar.

A coordenadora do Caicavv, Janaína de Farias, apresentou todo o organograma da unidade e o passo-a-passo dos serviços realizados.

“Quando recebemos uma criança ou adolescente realizamos todos os procedimentos necessários para diagnosticar o que deve ser feito. Com isso é possível manter todo o acompanhamento e cada setor ou agente sabe exatamente o que fazer, beneficiando todo o processo para tratarmos cada caso”, comentou a coordenadora.

A psicóloga do Caicavv, Josiane Pereira, apresentou os dados de todos os atendimentos realizados ao longo de nove meses de funcionamento do equipamento. Foram 190 casos encaminhados a partir do Conselho Tutelar, Nucria, Creas, Lares, Vara da Família, Ministério Público, Hospital Regional, Caps, Cras e livre demanda com diversos tipos de violência como sexual, negligência, física, psicológica, assédio por parte de professores, exploração sexual, evasão escolar, testemunha de violência (homicídio), entre outros.

“Sem o Centro Integrado não poderia ser possível atender a todos esses casos com agilidade e eficiência, de maneira a proteger a criança e o adolescente vítima de violência. Avançamos muito nesta área graças à união dos esforços entre as secretarias gestares e toda a equipe dedicada que temos”, finalizou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga.

A comitiva da Cidade Mãe do Paraná é formada pela secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga; a secretária municipal interina de Educação, Paula Inácio; a superintendente de Projetos Sociais, Vívian de Oliveira; a coordenadora do Caicavv, Janaína de Farias; a psicóloga do Caicavv, Josiane Pereira e a representante da secretaria municipal de Educação (Semedi) no Caicavv, Luci Gonçalves Alves.