Fasp implanta pulseiras indicativas com as cores de classificação de risco

Cada paciente que procura a UPA, passa por uma triagem qualificada para identificar os agravos de acordo com os sinais vitais e clínicos

A Fundação de Assistência à Saúde (Fasp) implantou nesta semana a utilização de pulseiras com cores indicativas da classificação de risco. De acordo com a responsável técnica da Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Mariana Goulart de Oliveira, os atendimentos em todas as UPAs no país são baseados no critério de classificação de risco.

“A UPA de Paranaguá já utiliza esse critério, mas agora estamos implantando também as pulseiras com o objetivo de orientar a população que, ao olhar o paciente ao lado, ela verá que há essa classificação indicada por cores”, observa Mariana Oliveira.

Ela explica que uma das maiores reclamações é justamente a impressão de que uma pessoa foi atendida antes, mesmo chegando depois. “Isso ocorre justamente porque por se tratar de uma unidade de urgência e emergência, nos baseamos na classificação de risco de agravo do paciente e não pela ordem de chegada. Com as pulseiras esperamos que a população tenha uma forma visual mais tranquila de ser percebida quanto aos atendimentos”, destaca.

Cada paciente que procura a UPA, passa por uma triagem qualificada para identificar os agravos de acordo com os sinais vitais e clínicos. Os profissionais passaram por capacitação até esta sexta-feira, 25 com ênfase também na triagem, classificação de risco e a utilização das pulseiras.

Confira as cores de acordo com sua classificação de risco utilizado nas unidades de atendimento de urgências e emergências de todo o país:
Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento emergencial (atendimento imediato)
Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente (espera de até 10 minutos)

Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido (espera de até 60 minutos)

Verde: pouco urgente com baixo risco de agravamento da saúde e pode aguardar atendimento (espera de até 120 minutos)

Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde.(espera de até 240 minutos)

> Encontre-nos no Facebook