Saúde realiza ação no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Atividade no Terminal Urbano acontece neste 1.º de dezembro até 17h

Até às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Pastoral da Aids está realizando ação no Terminal Urbano, no Centro de Paranaguá. A atividade ocorre no Dia Mundial de Luta contra a Aids e conta com orientações, teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, dispensação de preservativos entre outras atividades.

A atividade no Terminal Urbano acontece neste dia 1.º de dezembro, contudo durante todo o ano, as pessoas podem buscar o serviço no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Centro de Diagnóstico João Paulo II. “A procura pelo teste rápido sempre é alta e hoje realizamos este evento para que as pessoas conheçam o serviço e também contem com a ação extramuros em local central e com todo o atendimento necessário mesmo fora do João Paulo”, observa a diretora do Ambulatório Especializado em Doenças Infectocontagiosas, Denise França.
Além do CTA, as pessoas também podem realizar o teste rápido nas unidades básicas de saúde. “A partir do resultado, caso positivo, a pessoa terá o atendimento com profissional para o aconselhamento e já inicia o tratamento”, informa. O tratamento, especialmente quando precoce, desempenha resultados muito positivos

A Aids é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

> Encontre-nos no Facebook